Data: 03 de março

Hora: 17h3

Local: Conservatório UFMG

Várias evidências de resistência e retomada cultural podem ser relatadas a partir das vivências de pessoas de diversos movimentos sociais/culturais. Sempre havia o que não víamos e já estava posto e que, a partir de conversas, emergem e podem ser registradas. Os registros são importante contribuição desses movimentos para a construção de conhecimentos na universidade, uma vez que ela precisa, cada vez mais, trazer para seus espaços saberes outros que não somente os já estabelecidos ao longo de sua existência.

Participantes:

Célia Xakriabá  (Xakriabá) – Possui graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas pela UFMG (2013), mestrado pelo  Programa de Pós- Graduação Profissional em Desenvolvimento Sustentável, Área de Concentração em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais /MESPT na UNB e doutorado pelo Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social – PPGAn/UFMG. Foi coordenadora na educação escolar indígena – Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Indígena, com ênfase em Educação nas políticas públicas que versam a educação diferenciada. É deputada federal por Minas Gerais.

Maria Goreth Heredia Luz (Arturos) – Professora da rede pública Estadual e Municipal de Contagem, formada em História pela PUC-MG, Pós-Graduada em Ciências da Religião pela UEMG. Faz parte do grupo de lideranças da Comunidade Quilombola dos Arturos, onde mora a 30 anos e como participante da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário como uma das Rainhas há 33 anos. Rainha Estrela da Guia.

Frei Gilvander (CPT-MG) – Frei e padre da Ordem dos carmelitas. Doutor em Educação pela FAE/UFMG, licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR, bacharel em Teologia pelo ITESP/SP, mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália. Agente e assessor da CPT/MG, assessor do CEBI e Ocupações Urbanas; prof. de Teologia bíblica no SAB (Serviço de Animação Bíblica), em Belo Horizonte, MG; colunista dos sites Dom Total, Brasil de Fato MG, Revista Consciência, Racismo Ambiental e outros. 

Mediador: Marcílio Lana – Mestre em Ciências Políticas e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela UFMG. Durante 10 anos, atuou como docente dos cursos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda, Relações Internacionais e Relações Públicas do UniBH. Participou da equipe Unesco/IESALC (Instituto de Educação Superior para América Latina e Caribe) nas Conferências Regionais para a Educação Superior em 2008 e 2018;  e coordenou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2011 a 2014). Atualmente, é assessor de Relações Institucionais na UFMG. 

Duração: 2h

Local: Conservatório UFMG