Data: 28 de fevereiro

Local: Conservatório UFMG

A sessão comentada do filme Ouro Preto Festival de 10 invernos (1976) faz parte da Mostra de Filmes: Festivais de Inverno UFMG, que apresenta quatro filmes sobre os Festivais de Inverno UFMG (10, 20, 40 e 50 anos), em sessões comentadas por: Evandro Lemos Cunha, Magda Velloso, Lucia Pimentel, Berenice Menegale, José Adolfo Moura, Fabrício Fernandino e Rafael Conde. Pretende-se deflagrar reflexões sobre o que o Festival de Inverno UFMG vem representando, através de mais de meio século, para a cultura local, regional, nacional e internacional.

Evandro Lemos da Cunha – possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Coordenador do Laboratório de Artes e Tecnologias para a Educação – INNOVATIO/ EBA/UFMG. Foi Coordenador Geral do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas (CEEAV), da Escola de Belas Artes/UFMG. Foi Coordenador Geral de vários Festivais de Inverno da UFMG, Diretor da Escola de Belas Artes da UFMG e Pró-Reitor de Extensão da UFMG.

Lucia Gouvêa Pimentel – bacharel e licenciada em Artes Visuais, mestre em Educação pela UFMG e doutora em Artes pela USP, com sanduíche na Fine Arts School da UCE (UK). É Professora Titular da EBA/UFMG, onde atua no PPGArtes e no Prof-Artes, com pesquisas em Cognição imaginativa, Ensino/Aprendizagem em Arte e Diversidade. É Subdiretora do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA), líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF). Foi Coordenadora de Programas Culturais da UFMG na gestão 1986-1990.

Conservatório UFMG - miniauditório

Montagem e Direção: José Américo Ribeiro e José Tavares de Barros.

Direção de fotografia: Hélio Márcio Glagiardi

Som: Evandro Lemos da Cunha

Texto: Fábio do Nascimento Moura

Equipe: Aida Lúcia Ferrari, Antonio Vanir Vaz, Gladys Rios Caldeira Brant e João Fernando M. Santos, Júlio César Bernardes, Maria do Carmo Gontijo e Vera Lúcia de Sousa e Lima.