Data: 02 de março

Local: Centro Cultural UFMG

Diferentes filmes sobre a UFMG – ou com a participação significativa de docentes e técnicos da universidade – são projetos a cada dia do evento, no Centro Cultural UFMG (sala 3,  2º andar). A escolha dos filmes obedece ao critério de disponibilidade dos mesmos. Confira a seleção, abaixo:

Duração: 1h23

Depoimentos de vários artesãos sobre seus costumes, crenças e religião que influenciam no seu trabalho em cerâmica no Vale do Jequitinhonha. Além de mostrar o processo de trabalho dessas pessoas e suas dificuldades de vida. Ganhador do Prêmio Margarida de Prata CNBB 1976.

Ano de produção: 1975

Duração: 13 minutos

Ficha técnica

Companhia produtora: Ministério da Educação e Cultura/ INC – Instituto Nacional de Cinema/ Departamento do Filme Educativo

Gerente de produção: Tarcisio Teixeira Vidigal

Companhia distribuidora: Embrafilme S.A.

Roteiro e pesquisa: Paulo Leite Soares

Direção e montagem: José Tavares de Barros

Assistência de direção: José Américo Ribeiro

Direção de fotografia: Eduardo Ribeiro de Lacerda

Direção de som: Evandro Lemos da Cunha

Apresentação: João Delpino

Direção musical: Frei Francisco Van der Poel (OFM – Araçuaí)

Trilha musical: Coral Trovadores do Vale (som direto), Coleção Música Popular Centro/Oeste/Sudeste – Discos Marcus Pereira

Identidades/elenco: Dida (Caraí), Joana (Caraí), Noemisa (Caraí), Raimunda (Itamarandiba), Saul Martins, Ulisses (Caraí) e Zefa (Araçuaí).

Participação dos alunos da disciplina de Cinema/Escola de Belas Artes da UFMG, Cinema e Jornalismo Cinematográfico II/Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Convênio: INC/UFMG, 1975

Filme narra uma parte do processo de restauração de obras artísticas aliada a criação do curso de Restauração de Bens móveis, na Escola de Belas Artes da UFMG, além de ressaltar a importância da conservação de bens culturais.

Ano de produção: 1978

Duração: 10 minutos

Ficha técnica:

Direção: Evandro Lemos

Consultoria: Beatriz V. Coelho e Geraldo Xavier Filho.

Depoimento: Orlandino S. Fernandes

Locução: Roberto Marcondes Coelho

Letreiros: Gianfranco Cerri

Texto e Montagem: José Tavares de Barros

Fotografia: Mauricio Cantarino

Assistente de fotografia: Maria Amélia Palhares

Produção: José Américo Ribeiro e João Fernando M. Dos Santos.

Sonoplastia e Direção: Evandro Lemos da Cunha

Filme narra a história do cinema brasileiro, sobretudo na perspectiva dos cineclubes, das revistas e dos coletivos de cinema belo-horizontinos e mineiros dos anos 1960, época marcada pela repressão política da ditadura militar no Brasil.

Ano de produção: s/d

Duração: 23 minutos

Ficha técnica

Direção: Bruno Lima, Flávia César, Jean Alves, Juliana Franco e Silvia Amélia Souza.

Professor orientador: José Américo Ribeiro

Adaptação de roteiro: Bruno Monteiro Pires Lima, Jean Carlo Goulart Alves, Juliana Franco e Sílvia Amélia.

Produção executiva: Daniel Perini Frizzera da Mota Santos e Claudio Constantino Barbosa.

Direção de produção: Flávia de Melo Cesar e Juliana Franco.

Direção de fotografia: Bruno Monteiro Pires Lima e Jean Carlo Goulart Alves.

Criação de cenários: Silvia Amélia

Execução de cenários: Flávia de Melo César e Sílvia Amélia.

Sonoplastia/Ambientação sonora: Nélio Costa

Câmera: Jean Carlo Goulart Alves, Junior Presotti e Stephan Fernandez.

Edição: Jean Carlo Goulart Alves, Juliano Milanez, Júnio Presotti e Júpiter Camisassa.

Animação: Bruno Monteiro Pires Lima, Flávia de Melo Cesar e Silvia Amélia.

Coordenação geral: Evandro Lemos

Coordenação Técnica: Silvino Castro

Coordenação – Secretaria Municipal de Cultura: Neander de Oliveira Cesar, Alexandre Pimenta Marques e Rosângela Sampaio.

A vida do italiano Igino Bonfioli, fotógrafo e amante de cinema que veio residir em Belo Horizonte narrada numa perspectiva poética. O filme demonstra a materialidade e a artesanalidade do cinema mineiro em sua origem. Embora esse filme tenha uma data posterior ao período proposto no Festival, a chegada do acervo cinematográfico de Igino Bonfioli para a EBA/UFMG, representou significativa iniciativa cultural na área audiovisual mineira.

Ano de produção: 2000

Duração: 15 minutos

Ficha técnica

Direção: Maria Bicalho, Júnia Freire, Lúcia Corrêa e Rúbio Grazziano.

Orientação: José Américo Ribeiro

Roteiro original: José Américo Ribeiro e José Tavares de Barros.

Roteiro final: Conceição Bicalho, Junia Freire, Lúcia de Fátima Corrêa e Rubio Graziano.

Edição: Conceição Bicalho, Júnio Presotti, Júpiter Camisassa e Lúcia de Fátima.

Câmera: Júnio Presotti e Nelson Barraza.

Narração: Júnia Freire

Sonoplastia/Ambientação sonora: Nélio Costa

Produção executiva: Cláudio Constantino, Daniel Perini e Luiz Cláudio Rugani Viana.

Coordenação geral: Evandro Lemos

Coordenação Técnica: Silvino Castro

Coordenação - Secretaria Municipal de Cultura: Neander de Oliveira Cesar, Alexandre Pimenta Marques e Rosângela Sampaio.

Curta metragem que relata, a partir de registros escritos, uma fuga dos irmãos piriás da polícia. O filme conta com relatos e opiniões diversas sobre o comportamento dos irmãos.

Ano de produção: 1981

Duração: 23 minutos

Direção: Luiz Alberto Sartori Inchausti

Atores: Jarbas Gontijo Fiuza e Murilo Antunes.

Diálogos: Fernando Brant

Assistente de Direção: Geraldo Linhares Filho

Assistente de Roteiro: Ducarmo Duffles e Geraldo Linhares Filho.

Fotografia: José Luiz Pederneiras

Assistente: Maria Amélia Palhares

Câmera: Sartori

Fotos de cena: Tadeu Rodrigues e Maria Amélia.

Som: Evandro Lemos

Participação: José Sette de Barros Filho

Continuidade: Isabel Costa

Montagem: José Tavares de Barros e Sartori.

Música: Toninho Horta

Produtor: Tarcísio Teixeira Vidigal