Muitas foram as ações culturais da UFMG nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Podemos falar de ações esporádicas, mas há programas culturais que resistiram durante esses anos e fazem parte da vida de quem os vivenciou até hoje. A participação em Festivais de Inverno, Jornadas Culturais, Circuito Cultural, Quarta Doze e Trinta, Quinta Meio Dia e exposições itinerantes deixou rastros tanto materiais quanto memoriais. A partir desses objetos, fotografias, registros gráficos ou lembranças que podem ser relatadas será elaborada uma exposição composta por aquilo que cada pessoa trouxer de memórias suas ou de pessoas queridas da época em foco (1960-1970-1980). Haverá documentação das memórias e do processo da oficina, bem como uma exposição virtual que ficará online nas plataformas digitais da ProCult.

Professores: 

  • Ed Andrade é cenógrafo, pesquisador do espaço cênico e Professor Adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Artes pela UFMG e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com sanduíche na Columbia University, EUA. Suas pesquisas incluem a apropriação de tecnologias pela cena, o campo da iluminação cênica e a aproximação entre as artes cênicas e as artes visuais, tendo como foco a performatividade do dispositivo cenográfico;
  • Lucia Gouvêa Pimentel é bacharel e licenciada em Artes Visuais e mestre em Educação pela UFMG, e doutora em Artes pela USP, com sandwich na Fine Arts School da UCE (UK). É Professora Titular da EBA/UFMG, onde atua no PPGArtes e no Prof-Artes, com pesquisas em Gravura, Cognição imaginativa, Ensino/Aprendizagem em Arte e Diversidade. É Subdirectora del Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte – CLEA, líder do Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF). Foi Coordenadora de Programas Culturais da UFMG na gestão 1986-1990.

28/2 a 03/03 (terça à sexta), de 9h às 12h30

Local:  Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174)
Público alvo: Pessoas que participaram de ações culturais promovidas pela UFMG (Festival de Inverno, Jornada Cultural, Quarta Doze e Trinta, Quinta Meio Dia, Circuito Cultural etc.), ou que conheçam pessoas que estiveram nessas ações e possam trazer contribuição para a exposição.
Classificação etária: maiores de 18 anos
Vagas: 20 
Material do participante: fotografias, gravuras, pinturas, desenhos, registros audiovisuais, relatos escritos de lembranças de ações culturais das décadas de 1960, 1970 e 1980.