Submissão de trabalhos

• Está aberto o período de submissão de trabalhos para o V CIM 2020.V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico A submissão de trabalhos para o V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico estará aberta no período de 16 de setembro a 17 de novembro de 2019.O V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (V CIM) ampliou o prazo para submissão de trabalhos até as 12 horas da manhã do dia 09 de dezembro, devido a problemas técnicos apresentados no sistema de submissão de trabalhos em 02 de dezembro.  O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, promovido até a sua quarta edição pela UFMG, será interinstitucional a partir da sua quinta edição, envolvendo as seguintes instituições: UFLA, UFMG, UFOP, IFMG Ouro Preto, UFVJM, IFNMG, UFG.O V CIM acontecerá na Universidade Federal de Lavras entre os dias 28 e 30 de abril de 2020.

O evento tem como propósito possibilitar reflexões, promover a troca de saberes e fomentar a produção e divulgação, em rede, de práticas didático-metodológicas inovadoras no ensino superior e tecnológico. A temática do V CIM será:

“Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?”
    Os eixos temáticos são:
    1. Avaliação da aprendizagem
    2. Estratégias de permanência no ensino superior e tecnológico: evasão, retenção
    e sucesso acadêmico
    3. Currículo: concepções, reformulações e inovações
    4. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino
    5. Metodologias de ensino-aprendizagem
    6. Centralidade discente: acolhimento, engajamento, autonomia e
    acompanhamento de egresso
    7. Tecnologias digitais e inteligência artificial
    8. Articulação ensino-pesquisa-extensão
    9. Educação inclusiva
    10. Perspectivas complementares
    11. Portfólio
    Convidamos docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos do ensino
    superior e tecnológico a participarem com o envio de trabalhos.