Indicação: Professor Rodrigo Duarte – Departamento de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG.

Período: 26 de maio a 24 de junho, 2012

Guldin estudou Germanística e Letras/Inglês na Universidade de Zurique e na Aston University em Birmingham (Reino Unido), dedicou-se aos estudos sobre o escritor americano H. P. Lovecraft e sua tese de doutorado em Literatura alemã foi sobre o escritor  Hubert Fichte. Ele já lecionou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Bauhaus Universität em Weimar (Alemanha), no Centre for Translation and Intercultural Studies da Universidade de Manchester (Inglaterra) e na University of St. Gallen (Suiça). Atualmente, é professor de filosofia da Università della Svizzera Italiana, em Lugano, na Suíça, e é cofundador e editor chefe do jornal eletrônico multilíngue Flusser Studies (http://www.flusserstudies.net).

Como pesquisador e escritor, Guldin produziu diversos ensaios dedicados à obra de Vilém Flusser, além de possuir, também, publicações sobre as teorias da tradução e a história do corpo humano. Suas áreas de pesquisa abrangem a teoria da paisagem, a história da tradução, a teoria da autotradução, o plurilinguismo em textos literários e a teoria da metáfora. É considerado um filósofo original, por dedicar-se, não apenas aos estudos da obra de Flusser, mas, também, por, a partir da obra flussiana, assimilar suas principais lições para pensar a cultura e a sociedade contemporânea em suas principais facetas.

Publicações recentes: Pensar entre línguas – A teoria da tradução de Vilém Flusser, São Paulo 2010; Spiegelgeschichten: zu Hubert Fichtes und Hans Henny Jahnns Thomas Chatterton, Aachen 2010; Vilém Flusser: An Introduction, autores: Anke Finger, Gustavo Bernardo e Rainer Guldin, Minneapolis 2011.