As Cátedras visam favorecer o intercâmbio, em diferentes segmentos da pesquisa, entre os titulares indicados (pesquisadores de renome no cenário mundial) e grupos de pesquisadores da UFMG. Sua particularidade, dentro da proposta do IEAT, é aliar temas considerados de ponta, em âmbito internacional, a abordagens inovadoras com potencial transdisciplinar. Além das palestras e dos seminários, as cátedras deverão gerar publicações, em que diferentes aspectos da transdisciplinaridade serão focalizados.

O Programa propicia a permanência na UFMG, por períodos que podem variar de sete a sessenta dias, de pesquisadores experientes e que, com sólida formação e carreira disciplinar, possam estimular e induzir estudos nas interfaces das disciplinas. São desenvolvidas diversas atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão, em estreita interação disciplinar com grupos vinculados ao tema em que atua o catedrático, e com a comunidade universitária em geral, que levam ao desenvolvimento e à disseminação da temática aliada  à transdisciplinaridade. Como contrapartida, o IEAT oferece diárias, passagens e apoio operacional ao catedrático.


CÁTEDRAS FUNDEP/IEAT

As Cátedras FUNDEP/IEAT são voltadas para as três grandes áreas do conhecimento – Ciências da Vida; Ciências da Natureza e Tecnologias; Humanidades, Letras e Artes e financiadas pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG.


CÁTEDRAS CALAS-IEAT

As Cátedras CALAS-IEAT é um programa promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


CÁTEDRAS SANTANDER – ESTUDO IBERO

As Cátedras de Estudos Ibero-Latino-Americanos eram financiadas pelo grupo Santander e operacionalizadas pelo IEAT e FUNDEP.


CÁTEDRAS FUNDAÇÃO FORD

As Cátedras Fundação Ford tiveram como temática: criminalidade, violência e políticas públicas. Financiadas pela Fundação Ford, estas cátedras contavam com o apoio do IEAT, FUNDEP e indicações do CRISP – Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG.