Nosso objetivo geral é investigar a temática egressos a partir da articulação das pesquisas realizadas por oito grupos de pesquisa de diferentes Unidades da UFMG. É importante destacar que cada grupo mantém sua independência e se compromete a construir, transdiciplinarmente, uma abordagem complexa sobre o tema dos egressos. Assim, o grupo acolhe e fomenta a diversidade metodológica e teórica de investigações tanto de egressos da graduação quanto da pós-graduação. O acompanhamento dos egressos permite conhecer as trajetórias, inserções e atuações profissionais dos graduados e, permite ainda, o levantamento de informações imprescindíveis para a atualização das matrizes curriculares dos cursos de origem dos graduados. No âmbito dos cursos de graduação, é importante destacar que o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) aponta a análise de egressos como um importante instrumento de avaliação da qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES). No Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 2011-2020), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) aponta que o monitoramento dos egressos é um excelente indicador de qualidade dos Programas de Pós-graduação. Nossa principal expectativa é contribuir para a ampliação do arcabouço teórico e prático da temática de egressos. O Projeto é composto pelos seguintes grupos:

• Grupo de estudos sobre Educação Superior (GEES) – Faculdade de Educação – FAE
  • Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) – Escola de Ciência da Informação – ECI
  • Grupo transdisciplinar de estudos e pesquisas sobre Carreira e egressos (Alumni) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH
  • Grupo de pesquisa sobre Egressos da Odontologia – Faculdade de Odontologia
  • Grupo de pesquisas sobre Formação de educadores do campo: repercussões na trajetória docente de egressos do curso de Licenciatura em Educação do campo – LECAMPO/FAE/UFMG – Faculdade de Educação – FAE
  • Grupo de pesquisa Gestão de egressos no ensino superior e processos avaliativos educacionais – Instituto de Ciências Agrárias – ICA
  • Grupo de pesquisa Acompanhamento de discentes, docentes e egressos da UFMG – Faculdade de Farmácia – FAFAR
  • Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas – GIMAPP – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH

Site do projeto: https://alumniufmg.blogspot.com/