A professora residente do IEAT, Maria Inês de Almeida, voluntária da Faculdade de Letras da UFMG, é uma das convidadas da mesa-redonda “Arte Palavra – Literatura e Oralidade”, que será realizada no dia 11 de março, às 19h30, no Centro Cultural UFMG. Também participam da mesa, a professora Sônia Maria de Melo Queiroz, poeta e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, e Flávio de Lemos Carsalade, diretor da Editora UFMG e professor da Faculdade de Arquitetura da UFMG.  A mediação é do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG e diretor do Centro Cultural UFMG.

Flávio de Lemos Carsalade  – diretor da Editora UFMG e presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, o ICOMOS, uma organização não governamental global associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO.

Sônia Maria de Melo Queiroz – licenciada em Letras, mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É poeta e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, onde atuou nas áreas de Língua Portuguesa e Edição. Atuou também na área cultural da UFMG, tendo sido diretora da Editora UFMG (1986-1995), do Centro Cultural UFMG (2010-2012), da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (2012-2014) e Coordenadora do Centro de Memória da Faculdade de Letras (2017-2019, 2022).

Maria Inês de Almeida – professora da Faculdade de Letras da UFMG, de 1994 a 2016. Desde 2002, desenvolve pesquisa e ensino, com apoio do CNPq, sobre a experiência literária, a escrita e leitura entre os indígenas. Liderou o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas Literaterras: escrita, leitura, traduções (2002-2016), criando o Acervo Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (ACIND-UFMG). Com o Literaterras, coordenou o curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI/Prolind, 2006-2011) e a edição de 130 obras de autoria indígena (Literaterras/FALE/SECADI/FNDE/MEC). Como diretora do Centro Cultural UFMG (2011-2014), coordenou o projeto MIRA! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas, fazendo a curadoria de uma exposição de 120 obras de 54 artistas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru (com 05 edições, em Belo Horizonte e Brasília, de junho de 2013 a maio de 2015). De 2018 a 2022, atuou como professora visitante Sênior (PNVSA/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre, onde implantou o Laboratório da Interculturalidade. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e lidera o grupo de pesquisas Unã Baina – Rede de Apoio aos Educadores Indígenas. Além de ensaios e capítulos de livros de autoria própria, revistas e livros organizados e/ou editados, é autora também dos livros 12 Trabalhos de H (1995), 22 Arcanos (2005), Desocidentada- Experiência literária em terra indígena (2009) e co-autora (com Sônia Queiroz) de Na captura da voz: as edições da literatura oral no Brasil (2004).

Mediador:
Fabrício Fernandino – diretor do Centro Cultural UFMG (2018-2022/2022-2026). Escultor. Professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2006-2013). Primeiro Diretor de Ação Cultural da UFMG (2002-2006).

Duração: 2h
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro)

O evento integra a programação do 18º Festival de Versão da UFMG, que mobiliza o universo da palavra, em suas diversas acepções, perpassando a oralidade, o livro, a literatura, a poesia e os estudos científicos.  Neste ano, o Festival de Verão é realizado em parceria com a Festa do Livro UFMG 2024. Confira a programação completa no site do Festival de Verão da UFMG.

(Com assessoria da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG)