Integração Docente em tempos de pandemia da Covid-19
As medidas de distanciamento social adotadas em função da pandemia de Covid-19 afetaram profundamente as relações e as dinâmicas das organizações. Nesse contexto, o uso de recursos típicos da educação a distância tem sido, cada vez mais, considerado uma alternativa para a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem, que precisam ser adaptados à nova realidade.
Com o objetivo de apresentar as principais ferramentas e metodologias utilizadas pelo ensino a distância à comunidade acadêmica, a UFMG formou um comitê, envolvendo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino - GIZ, o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
O Programa Integração Docente - Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas nasceu em resposta a essa demanda e conta com diversas iniciativas, fruto da parceria entre Giz/Prograd, Caed e DTI.
Destaques

Professores defendem importância das atividades presenciais nos cursos da saúde
Nos cursos de graduação da área da saúde, não há […]

Fórum discute ensino presencial na graduação durante a pandemia
Na próxima quarta, 24, acontece o 16º Fórum on-line do Programa […]

Fórum debate monitoramento do ensino remoto e avaliação da aprendizagem
As ações de monitoramento e avaliação do ensino remoto emergencial na […]

Estreia dos programas vídeos do Serelepe: Uma pitada de música infantil
O Programa Serelepe: uma pitada de música infantil integra o […]

Universidades devem ajudar a formar os docentes da educação básica, defende Magda Soares
“Nunca perdi de vista que, ao trabalhar com formação de […]

Atividades ofertadas pelo programa Integração Docente serão avaliadas pela comunidade acadêmica; consulta vai até 5/2
Com o objetivo de planejar suas próximas atividades, o Integração […]

Integração Docente reabre atividades com Fórum on-line
Evento será no dia 2 de fevereiro Com o objetivo […]

Docentes descrevem práticas pedagógicas em tempos de ensino remoto
Experiências estão relatadas em artigos submetidos a periódico editado pelo […]

Projeto ‘Diálogos com estudantes’ é aberto em Montes Claros
O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes […]

Escritas sobre o ensino em tempos de pandemia é tema de fórum online promovido pelo Integração Docente
Na quarta-feira, 2, o programa Integração Docente retoma as atividades para professores, […]