Projetos Institucionais

Plano Diretor 2014
Projeto arquitetônico de desenvolvimento físico do MHNJB, com a proposta de construção de novos espaços para acervos e exposições, bem como outros que permitirão instalações de apoio aos visitantes do museu. O projeto trata também de adequação de espaços antigos. Proposto e aprovado pelo Conselho Diretor do MHNJB.

 

Espaço da Conservação
Implantação de espaço destinado ao desenvolvimento de atividades na área da Conservação no MHNJB, envolvendo a criação de espaço expositivo, espaço para ações educativas e laboratório integrado. Recuperação e restauração de espaço existente no MHNJB realizadas pela equipe do DEMAI-UFMG com apoio de profissionais lotados no MHNJB (concluído).

 

Exposição “12 mil anos de Arqueologia em Minas Gerais”
1ª. Etapa: Restauração e recuperação de espaço existente no museu visando a instalação de novo espaço expositivo na área da Arqueologia Pré-Histórica. Projeto de restauração física executado por empresa externa, sob a supervisão de técnicos da FUNDEP e do MHNJB e com recursos do MHNJB (concluído).
2ª, Etapa: Implantação de projeto museográfico desenvolvido pela empresa BASE7. Implica em implantação dos projetos: arquitetura, luminotécnico, mobiliário e arte visual. Projetos dessa etapa contam com recursos disponibilizados pela Promotoria Cultural do Estado de Minas Gerais (em andamento).

 

Construção das novas reservas arqueológicas do MHNJB
Como proposto no Plano Diretor do MHNJB, estão previstas, entre outras, a construção de edificação com todas as condições adequadas para a guarda do acervo arqueológico do MHNJB. A nova edificação deverá ainda abrigar espaços de apoio e voltados para o desenvolvimento de atividades laboratoriais e de pesquisas na área. Projeto tem recursos externos já aprovados e aguarda liberação (em andamento).

 

Exposição “Botânica: o mundo das plantas”
O objetivo dessa exposição é sensibilizar as pessoas quanto à diversidade de plantas e sua importância para o ambiente, a fauna e os seres humanos.
A exposição será dividida em seis módulos que abordarão os seguintes temas:
• a evolução das plantas, sua origem e grupos que existem atualmente;
• o trabalho dos cientistas em classificar e estudar a diversidade de plantas;
• a diversidade de plantas e de suas formas;
• a interação entre as plantas e os animais;
• os usos que fazemos das plantas;
• a conservação da flora.

 

Readequação do acesso principal ao Museu
Visando condições adequadas para o recebimento de visitantes do museu, agendados e espontâneos, foi desenvolvida proposta arquitetônica para readequação do estacionamento externo do MHNJB. Essa readequação prevê a incorporação definitiva desse espaço ao museu por meio da instalação de gradeamento adequado. Na proposta, e por conta desse novo gradeamento, está prevista a retirada de antigo muro de alvenaria, o que vai permitir um contato visual e imediato do visitante com a área verde do museu. Deverá também ser instalada nova portaria de acesso. É importante frisar que o projeto está em acordo com as novas orientações de trânsito para acesso ao museu e previstas pela implantação da Via 710. No momento, material encontra-se em processo de compra com recursos da UFMG e sua implantação estará a cargo da equipe do DEMAI (em andamento).