Pesquisa

No MHNJB da UFMG, cuja missão compreende a coleta e identificação de espécimes, realizadas por pesquisadores de diversas áreas de interesse da História Natural, acontece a guarda, a conservação e a exposição de parte desse material coletado, que fica à cargo dos responsáveis pela museologia e conservação do museu.

Tendo sempre como referência os acervos do museu, são desenvolvidos projetos e outras atividades científicas, que visam contribuir para a valorização do patrimônio natural brasileiro e que enriqueçam o conhecimento acadêmico. Além disso, ocorre a difusão dos resultados obtidos por meio de exposições permanentes e temporárias, bem como por meio do desenvolvimento de inúmeras ações educativas e eventos. Por meio de uma política de acervos do museu, fica ainda assegurado o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais.

No museu, a pesquisa nas áreas da História Natural se concentra nos seguintes centros especializados: Arqueologia Pré-Histórica, Arqueologia Histórica, Botânica e Biodiversidade, Cartografia Histórica, Conservação e Restauro, Paleontologia, Patrimônio Geológico e Plantas Medicinais.

Para saber mais, clique sobre o nome do centro que você deseja conhecer.