As incertezas geradas pela fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações e as ameaças que pairam sobre a saúde pública e as políticas de inclusão social no campo da educação são abordadas na edição 1946 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com análises de ex-ministros, pesquisadores, gestores, dirigentes de associações científicas e cientistas políticos. Confira o conteúdo do número em sua versão digital. Editorial Ministério necessário Pela democracia SOS para o SUS Arranjo que não interessa à sociedade Inclusão ameaçada Entrevista/Wanderley Guilherme do Santos De impasses e oportunidades
Passaporte para um país melhor
É impossível superar desigualdades históricas em um país injusto como o Brasil sem políticas de Estado desenvolvidas em longo prazo.
Criada há 30 anos, pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação foi decisiva para que o Brasil subisse no ranking mundial da produção científica.
Movimento busca unir comunidade acadêmica na defesa de valores historicamente defendidos pela UFMG.
Comunidade mostra preocupação com medidas como a proposta de emenda constitucional que quebra a vinculação de receitas para a saúde.
Gestores e pesquisadores brasileiros analisam as implicações da fusão das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação com a de Comunicações.
Especialistas avaliam que políticas educativas de caráter social devem sofrer retrocessos no governo interino.
'Não existe beco para os que estão no poder'
Em livro, Leonardo Avritzer discorre sobre os entraves ao aperfeiçoamento da democracia brasileira.