Universidade Federal de Minas Gerais

Influência dos 'pensamentos automáticos' no bem-estar psicológico e projeto de prevenção do suicídio são destaques do Boletim desta semana

segunda-feira, 19 de junho de 2017, às 6h41

BOLETIM%201982.jpg Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Fafich investigam a influência dos chamados "pensamentos automáticos" – que resultam de operações mentais que escapam à consciência – no adoecimento e no bem-estar psicológico de jovens e de diabéticos. Resultados desses estudos são relatados em reportagem veiculada na edição 1982 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.

Projeto de prevenção do suicídio por meio de compartilhamento de mensagens positivas nas redes sociais é outro destaque da publicação, cujo conteúdo em versão digital está disponível para leitura.

Homem, animal, ambiente
Em conferência do ciclo dos 90 anos, pesquisador norueguês vai abordar o estudo de zoonoses sob o viés da "saúde única"

Pensamentos que escapam à consciência
Pesquisas da Pós-graduação em Psicologia investigam papel das cognições disfuncionais automáticas no estado psicológico de adolescentes e de diabéticos.

Fé na vida
Projeto da Faculdade de Medicina cria rede positiva e solidária para prevenir suicídios.

Da UFMG para o Congo
Aluno da Medicina concorre a prêmio da Unesco com projeto para reduzir mortes de crianças por malária, na África.

Esforço de reportagem
Perfil escrito por aluna de jornalismo da UFMG sobre casal de indígenas que vive nas ruas de BH é premiado em concurso internacional.

Mediadora de relações
Dialogando com a literatura e a filosofia, professor da UFMG propõe, em livro, uma "arquitetura menor", que se constrói no dia a dia.

Acontece
Equipes de robôs comandadas por alunos de Ciência da Computação disputam, no próximo dia 26, competição que simula retirada de minas terrestres.

Opinião

Amor cinza
Contradições do caráter do brasileiro são analisadas em artigo do professor Marcos Fabrício Lopes da Silva.