Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG e Universidade de Queensland estendem parcerias em áreas como mineração e veterinária

02 de maio de 2013

A UFMG e a Universidade de Queensland, na Austrália, assinaram hoje, 2 de maio, no campus Pampulha, memorando que renova por cinco anos acordo de cooperação acadêmica, iniciado em 2008, em áreas como mineração e metalurgia, veterinária e educação.

O acordo foi assinado pela reitora em exercício da UFMG, vice-reitora Rocksane Norton, e pelo presidente da universidade australiana, Peter Høj, com a presença do embaixador da Austrália no Brasil, Brett Hackett, e de dirigentes e pesquisadores das duas instituições. “Somos uma universidade grande e diversa, com potencial de intercâmbio produtivo em muitas áreas. E estamos muito felizes de garantir a continuidade ao belo trabalho feito por nossos pesquisadores”, afirmou Rocksane Norton.

Segundo Peter Høj, mais que ampliar o escopo do acordo, “será importante aprofundar as pesquisas, que já apresentam excelentes resultados”. O embaixador da Austrália destacou o fato de que UFMG e Queensland têm muito em comum, o que amplia sobremaneira o potencial da parceria. “Temos muito que nos beneficiar da expertise da UFMG”, afirmou Brett Hackett.

Reuniões pontuais

Membros da delegação da Universidade de Queensland – que tem cerca 45 mil alunos e é classificada pelos rankings mais importantes entre as 100 melhores universidades do mundo – tiveram encontros na UFMG com Pedro Vidigal, diretor do Centro de Transferência e Inovação Tecnológica, Zélia Inês Lobato, vice-diretora da Escola de Veterinária, Maria Cristina Gouvêa, vice-diretora da Faculdade de Educação, e Deise Dutra, da Faculdade de Letras, assessora de Relações Internacionais.

Um dos projetos de colaboração em estágio mais avançado envolve o Instituto Nacional Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua), sediado na UFMG. Com a participação de empresas privadas, pesquisadores brasileiros e australianos aprimoram tecnologias de avaliação de risco ambiental e à saúde humana em áreas de mineração.

De acordo com a professora Virginia Ciminelli, da Escola de Engenharia, projeto que já dura três anos na Mina Morro do Ouro, em Paracatu (MG), e que envolve a empresa Kinross, já apresenta resultados importantes. “Já planejamos estender esse trabalho para outras áreas de mineração em Minas Gerais”, acrescenta a professora, salientando que o foco é a qualidade do ar e da água. “Características de Brasil e Austrália na mineração e na agricultura, entre outros campos, unem as duas universidades. Além disso, ambas têm investimentos significativos em pesquisas ligadas a tecnologias relacionadas à mineração”, completa Virginia Ciminelli.

Na mesa de abertura, o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Eduardo Vargas, relacionou números positivos da universidade ligados a publicações e patentes e enfatizou a necessidade de atrair mais estudantes estrangeiros. “Ressalto que não estamos aqui para iniciar uma parceria, mas para renová-la, o que atesta o sucesso do trabalho feito até aqui. Estamos certos de que os projetos serão ainda mais valiosos nos próximos anos”, afirmou.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas