Agência de Notícias da UFMG
Na terça-feira, 10 de março, a Faculdade de Letras (Fale) da UFMG vai receber o escritor e crítico literário Silviano Santiago para a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-Lit). Com o tema A literatura brasileira da perspectiva pós-colonial – um depoimento, o encontro vai começar às 14 horas, no auditório 1007, da Fale (Campus Pampulha). A aula é aberta à comunidade e dispensa inscrição.
Silviano fará uma reflexão sobre meio século do ensino e da historiografia da literatura brasileira, tendo como mote uma reflexão que Antonio Candido faz em Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. No livro, o professor emérito da USP afirma que "comparada às grandes, a nossa literatura é pobre e fraca. Mas é ela, não outra, que nos exprime. Se não for amada, não revelará a sua mensagem; e se não a amarmos, ninguém o fará por nós. Se não lermos as obras que a compõem, ninguém as tomará do esquecimento, descaso ou incompreensão".
Sob esse mote, Silviano vai discutir aquilo que denomina "o lento, sofrido e gradativo" processo de formação da literatura nacional. Na descrição de sua aula, Silviano afirma que, nesse processo, "a mente estudantil do aluno se confunde com a mente doutora do mestre que se confunde com a cara juvenil da literatura nacional, soberana há apenas dois séculos. Unidos, os três vivem o lento, sofrido e gradativo processo de interiorização de um saber que lhes é exterior" – mas que precisa ser apreendido de forma a colaborar na elaboração do alicerce de nossa personalidade cultural nacional.
Informações: (31) 3409-5112.
Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG
UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre
Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas
Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG
UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação
Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes
Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências