Universidade Federal de Minas Gerais

Professores da UFMG relançam livro que revê conceitos do jornalismo à luz da pós-modernidade

27 de março de 2015

Neste sábado, 28 de março, a partir das 11h, a Livraria Mineiriana (rua Paraíba, 1.419, loja 01, Savassi, em Belo Horizonte) abriga uma sessão de autógrafos do livro Para entender o jornalismo, organizado pelos professores da UFMG Bruno Souza Leal, Elton Antunes e Paulo Bernardo Vaz – este último, professor colaborador na Universidade.

“Trata-se de um livro paradidático para o ensino de graduação, uma introdução ao jornalismo”, conta Elton Antunes. “Mas não é um manual. Propomos mais perguntas do que respostas”, ressalva.

Na obra, estão reunidos 16 ensaios que abordam a complexidade da notícia como fenômeno pós-moderno, “uma virada no modo de pensar o jornalismo”, define, na apresentação da obra, o professor Luiz Gonzaga Motta, da Universidade de Brasília.

Gonzaga lembra que até recentemente o jornalismo vinha sendo analisado por meio de categorias e teorias cunhadas no contexto comunicacional do século passado. Nesse sentido, sugere o professor, cabe a reflexão de acordo com a realidade do novo século. É nessa perspectiva que ele situa o livro.

“O jornalismo é hoje uma atividade onipresente: está em toda parte, em todos os momentos, ocupa todas as dimensões do cotidiano. Nunca esteve tão vivo e ativo”, diz o professor. Diante desse contexto, Para entender o jornalismo identifica “quem produz e quem consome a notícia no mundo de hoje”, indaga “até que ponto o jornalismo é uma janela para o mundo”, questiona “de quem é a voz que fala através da imprensa” e obriga “a revisão de conceitos consagrados”.

Dividido em quatro partes, Para entender o jornalismo reúne textos de 18 autores – entre eles os organizadores, que assinam um capítulo cada. Os autores são, em sua maioria, doutorandos ou mestrandos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG.

O preço de capa é R$ 35, conforme o site da Editora Autêntica (grupoautentica.com.br).

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas