Universidade Federal de Minas Gerais

Fins de semana no Espaço do conhecimento UFMG contarão com oficinas de astronomia abertas ao público

16 de abril de 2015

Os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG terão mais uma opção para toda a família: a partir deste fim de semana, dias 18 e 19 de abril, o museu vai oferecer oficinas gratuitas ligadas à observação do céu. Elaboradas pelo Núcleo de Astronomia do Espaço, as atividades serão abertas ao público e acontecerão aos sábados e domingos, das 15h às 16h, mediante a retirada de senhas na recepção do museu a partir de uma hora antes do início da programação. As inscrições estarão sujeitas à lotação das vagas. A primeira oficina a ser ofertada será Coleção de Estrelas. Serão oferecidas 20 vagas por sessão e a classificação indicativa é sete anos.

O coordenador do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, professor Leonardo Marques Soares, explica que a ideia do projeto é trazer oficinas diversificadas aos fins de semana, ampliando as possibilidades de contato dos visitantes com a área e da própria fruição dentro do museu. “Escolhemos a oficina Coleção de Estrelas para ser a primeira ofertada e as atividades se diversificarão ao longo do ano, conectando-se, inclusive, às comemorações do Ano Internacional da Luz, proposto pela Unesco”, conta.

Em Coleção de Estrelas, o público vai receber mapas de regiões do céu sem nenhuma leitura pré-definida e será convidado a imaginar constelações únicas. “Nessa oficina o visitante tem a oportunidade de criar leituras para aquela região do céu, constelações e respectivas narrativas, usando a imaginação como guia. Contando também com explanações dos mediadores do museu, além de compreender como as constelações são criadas o visitante acaba criando ainda uma intimidade com aquela região do céu ao comparar sua criação com outras existentes”, completa o professor.

Oficina Coleção de Estrelas

É possível usar a imaginação durante uma noite estrelada, longe das luzes das cidades, para formar grupos de estrelas que lembrem algum animal, personagem folclórico, um ser humano ou até mesmo instrumentos de medida. A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina Coleções de Estrelas os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto de parceria entre a UFMG, a operadora TIM e o Governo de Minas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura e da Diretoria de Ação Cultural, ambas da Universidade.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas no site www.espacodoconhecimento.org.br.


Assessoria de imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG
(31) 3409-8366

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã