Universidade Federal de Minas Gerais

Especialistas da UFMG vão debater contribuição da Universidade para atenção obstétrica e neonatal

25 de maio de 2015

Agência de Notícias UFMG

A contribuição da universidade para o futuro do nascer no Brasil será o tema de mesa-redonda nesta quarta-feira, 27 de maio, das 18h30 às 20h, no segundo andar do Shopping Boulevard, em Belo Horizonte. O evento comemora o dia internacional pela redução da mortalidade materna e contará com participação de representantes de diversas áreas da UFMG, responsáveis pela formação de profissionais que atuam na atenção obstétrica e neonatal.

Professores da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Educação vão conversar sobre estratégias e ações para implementação das boas práticas e uso de evidências científicas para o aprimoramento da assistência à gestante e ao recém-nascido.

A exposição Sentidos do nascer, que pode ser visitada no Shopping Boulevard, das 10h às 21h, pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal e redução da cesariana desnecessária. A mostra é distribuída em cinco ambientes e tem caráter interativo e sensorial.

O país é campeão mundial de cesarianas: 52% dos bebês nascem dessa forma (a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de que esse procedimento seja utilizado em não mais que 15% dos partos). O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã