Universidade Federal de Minas Gerais

Festival de Inverno da UFMG tem estréia de espetáculo teatral amanhã

20 de julho de 2016

O grupo Oficcina Multimédia estreia o espetáculo teatral Maquinária 21, amanhã, 21 de julho, às 20h, no Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal. O espetáculo faz parte do 48º Festival de Inverno da UFMG e é uma livre interpretação da tragédia Macbeth, de Shakespeare, explorando a violência dos tempos atuais enquanto materializa os mecanismos da imaginação sanguinária de Macbeth. A classificação é de 12 anos, com entrada franca, sujeita à lotação do teatro.

Também amanhã, 21 de julho, as aulas abertas continuam acontecendo pela cidade. Elas são gratuitas e sem obrigatoriedade de inscrição: quem estiver passando nos locais poderá participar. De 10 às 11h30, a Praça da Liberdade recebe Ludens, com Ana Charnizon. De 15h às 16h30, acontecem Canto da Praça, com Valéria Braga, na Praça José Verano da Silva (Barreiro de Cima); Escrever sem doer, com Ronald Claver, na Praça Floriano Peixoto; Quem tem medo de performance?, com Christina Fornaciari, na Barragem Santa Lúcia; e o Corpo é um ato, com Janaína Rodrigues, na Praça Manoel Batista Baía (Venda Nova).

Mais detalhes sobre as aulas abertas estão disponíveis em www.ufmg.br/festivaldeinverno/aulas-abertas/

A Estação Ecológica recebe até sexta, 22 de julho, a oficina Cerâmica Xakriabá, com Nei e Dalzira Xakriabá. O Centro de Musicalização Infantil recebe a oficina Cantando e Reinando com os Arturos ministrada por Jorge Antônio dos Santos e Miriam Regina Santos. E a Escola de Belas Artes sedia Criação do movimento no desenho animado, com Antônio Fialho; e Dança e Filosofia: exercício da dúvida, com Adriana Banana.

Todas estas oficinas acontecem das 14h às 17h.

Mais detalhes sobre as oficinas estão disponíveis em www.ufmg.br/festivaldeinverno/oficinas/

Hoje, 20 de julho, a partir das 18h no campus Pampulha haverá a mostra de vídeoarte Campos Entrelaçados, na parede externa da Faculdade de Ciências Econômicas, que tem como tema o entrelaçamento de campos e ideias para a construção de uma imagem, que só pode ser observada com nitidez diante do encontro dos opostos.

Na Praça de Serviços, às 19h, Leo Bianchini faz o show Metamor, apresenta canções de sua autoria, além de canções pop contemporâneas. Em seguida, no mesmo local, o Coletivo Black Horizonte termina o dia com o espetáculo interativo de música e vídeo Ciberterreiro. O coletivo se inspira nas relações entre corpo, som, imagem e movimento, presentes nas festas e rituais do candomblé, umbanda, rodas de samba, danças urbanas, capoeira e reinados.

Exposição

Até sexta-feira, dia 22 de julho, no saguão da Reitoria da UFMG, a exposição Mário Zavagli - Memória e Paisagem propõe uma retrospectiva representativa da obra do artista, pontuando cronologicamente a sua evolução e o seu talento incomum. O horário de visitação é das 8h às 18h.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), o 48º Festival de Inverno da UFMG acontece dos dias 15 e 23 de julho em Belo Horizonte. O tema desta edição é Territórios culturais de trânsito – artes visuais, tradições, performances, teatros, ciência, danças e artes audiovisuais.

A programação completa pode ser acessada em www.ufmg.br/festivaldeinverno/

Programação cultural a partir de 22 de julho

22 de julho – Sexta-feira
Campus Pampulha

17h30 – RUMO CERTO MC’S | SHOW DE HIP HOP DA FAMÍLIA RUMO CERTO - Praça de Serviços da UFMG
19h – ESPAÇO, FLUXO E TRANSCENDÊNCIA | PERFORMANCE MÚSICO-VISUAL - Bosque da Escola de Música da UFMG
20h – SHOW COM NIVALDO ORNELAS E BANDA - Auditório da Reitoria

23 de julho – Sábado
Conservatório UFMG, Centro

18h – MULTIDANÇAS | INTERVENÇÃO CÊNICA - Entrada
19h – SAMBA MINEIRO PATRIMÔNIO DE MINAS | SHOW COM A VELHA GUARDA DA FACULDADE DO SAMBA DE BH - Pátio interno
20h – ENCERRAMENTO: BAILE DO SENTA A PUA GAFIEIRA | SHOW DANÇANTE - Pátio interno

Serviço:

Festival de Inverno da UFMG
Período: 15 a 23 de julho
Local: Campus UFMG Pampulha e Centro, Funcionários, Barreiro, Santa Efigênia, Santa Lúcia e Venda Nova, em Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG – Gáudio Luiz
98308-1076 - imprensafestivaldeinvernoufmg@gmail.com

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG