Universidade Federal de Minas Gerais

‘Campus tour’ apresenta UFMG aos calouros em passeio de ônibus

25 de julho de 2016

Agência de Noticias UFMG

Os calouros que ingressam na UFMG no segundo semestre de 2016 poderão conhecer, durante passeio guiado de ônibus, todas as unidades do campus Pampulha, inclusive as localizadas nas imediações. A atividade, denominada Campus tour, ocorrerá de amanhã, 25, a quarta, 27 de julho, datas em que serão realizados o registro acadêmico e a matrícula presencial dos calouros aprovados para o segundo semestre.

O ônibus partirá do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2, local do registro. Nos dias 25 e 26, o veículo realizará quatro viagens: 14h, 15h, 16h e 17h. No dia 27, o campus tour começa às 10h, com saída também às 11h, 14h, 15h, 16h e 17h. A atividade é aberta aos familiares e amigos dos estudantes, que receberão informações sobre o funcionamento da Praça de Serviços, dos restaurantes universitários, do Centro Esportivo Universitário (CEU) e das moradias localizadas na avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, além de informações sobre O Museu de Ciências Morfológicas, a Estação Ecológica, entre outros.

Intérpretes

O campus tour é coordenado pela professora Márcia Louzada, do Instituto de Geociências da UFMG. “Esperamos que seja uma vivência que ajude o novo aluno a se apropriar da UFMG”, afirma a professora. Sua equipe, formada por alunos do curso de Turismo, vão atuar, segundo ela, como “intérpretes da cultura, do patrimônio e da UFMG” durante o percurso do ônibus
.
No trajeto, os calouros receberão, por exemplo, informações sobre uma edificação emblemática da chamada arquitetura pós-Pampulha: o prédio da Reitoria, inaugurado em 1962 e tombado em 2003, em reconhecimento à importância simbólica e cultural da obra e da qualidade da arquitetura moderna mineira. No último domingo, o conjunto arquitetônico da Pampulha recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Mesmo sendo uma edificação posterior, Juscelino Kubitschek pediu ao arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Júnior que projetasse a Reitoria em diálogo com a arquitetura do conjunto da Pampulha”, afirma a professora Márcia Louzada, que destaca as vidraçarias e o "aspecto que lembra um barco” como exemplos de semelhanças entre o edifício da Administração Central da UFMG e o prédio do Iate Tênis Clube.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã