Notícias

Evento gratuito: Crossref LIVE em dezembro!

terça, 23 de agosto de 2016, às 13:38

O Brasil recebe pela primeira vez uma edição do Crossref LIVE, um evento gratuito que acontecerá em Campinas no dia 13 de dezembro de 2016, em parceria com a ABEC e o SBU-Unicamp.

Crossref é um serviço oferecido pela Publishers International Linking Association Inc. (PILA), uma associação sem fins lucrativos fundada em 2000 e gerenciada por renomados editores científicos do mundo todo. Seu objetivo é promover o desenvolvimento e uso cooperativo de tecnologias inovadoras para agilizar e facilitar a pesquisa científica.

O Crossref provê infraestrutura para um sistema de referências cruzadas através de links. Dessa forma, é possível clicar em uma das referências de um artigo e acessar automaticamente o artigo clicado . Este processo se dá através de um identificador digital alfa-numérico, o DOI.

Segundo o evento: “Será um seminário relevante para publishers, editores, prestadores de serviços, fontes indexadoras, agências de fomento, bibliotecários, entre outros que possuam interesse em conhecer um pouco mais sobre o que é a Crossref e os serviços oferecidos”.

As apresentações ocorrerão em inglês com tradução simultânea para o português. Além disso, o evento será gravado e transmitido ao vivo pela internet em ambas as línguas.

Acontece no dia 13 de dezembro de 2016, das 08:30 às 17:00 no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes – Unicamp, Campinas/SP.

O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas. A inscrição pode ser feita aqui, clicando depois em “Register”.