Notícias

A gente te conta: Você sabe o que é ORCID?

segunda, 25 de setembro de 2017, às 14:50

A gente te(5)

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único para pesquisadores. É em formato de um código alfanumérico que distingue cientistas e outros acadêmicos.

O ORCID é capaz de cruzar disciplinas, setores de pesquisa e fronteiras nacionais, além da cooperação com outros sistemas de identificadores. Isso resolve o problema em que as contribuições de um autor particular à literatura científica ou publicações em ciências humanas se tornem difíceis de reconhecer e se confundam a outras contribuições de autores diferentes. Além das obras e pesquisas, também é possível registrar vínculos empregatícios dos pesquisadores ao longo de sua carreira.

Algumas universidades e instituições reconhecem o ORCID na identificação dos pesquisadores, ocupando o espaço do Currículo Lattes, além da integração com alguns outros identificadores como o DOI (Digital Object Identifier).

O ORCiD foi desenvolvido por um grupo de publishers internacionais, entre os quais a Thomson Reuters e a Elsevier. Hoje, o ORCID é mantido pela Organização sem fins lucrativos de mesmo nome. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito podendo ser feito por qualquer organização ou pesquisador interessado.

Acesse o site do ORCID clicando aqui e obtenha o seu.