30 dicas para pesquisa e escrita acadêmica de sucesso

terça, 30 de janeiro de 2018, às 11:37

Os pesquisadores sabem do papel preponderante que a pesquisa e a escrita exercem em sua profissão. O ato de escrever por impulso acaba deixando o conteúdo bagunçado, pouco conciso, o que atrapalha (e muito) a leitura de terceiros. Para evitar desvios desse tipo, levar em consideração um bom planejamento, com cronogramas, etapas a serem seguidas, avaliação do conteúdo, etc. são de suma importância. Vale ressaltar que, pesquisas bem elaboradas, com um conteúdo bem escrito, são ferramentas chaves para obter a aprovação de publicação em periódicos.

Deborah Lupton é uma socióloga do Departamento de Sociologia e Política Social da Universidade de Sydney, e decidiu compartilhar 30 dicas para pesquisa e escrita acadêmica de sucesso, de forma a sanar problemas comuns quando o assunto é a escrita científica. Sua bagagem vai da publicação de 12 livros, além da publicação de diversos artigos de pesquisa e capítulos sobre temas como medicina e saúde pública, o corpo, o risco, a cultura parental, a infância, as emoções, a obesidade política e as culturas digitais.

Aqui no portal, também compartilhamos o curso, oferecido pela Universidade de São Paulo, para a escrita de artigos científicos com alto impacto.