A ética na pesquisa
O pesquisador é responsável por seu trabalho e todos os procedimentos e decorrências dele. Quando a pesquisa envolve seres humanos deve-se solicitar autorização ao Comitê de Ética de Pesquisa (CEP), se for com animais a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e se for em relação ao meio ambiente deve-se solicitar autorização a Comissão de Ética Ambiental.
Além do pesquisador, são solidários na responsabilidade, sua instituição de origem, a instituição patrocinadora e o comitê de ética de pesquisa. No âmbito da pesquisa precisa-se obedecer as leis e os protocolos nacionais e internacionais.
A ciência deve ser uma prática prudente, honesta, transparente e o contrário é considerado fraude. O Guia de boas práticas científicas da USP aborda a ética na pesquisa, a pesquisa e a sociedade e a integridade científica. Para leitura da publicação na íntegra, acesse aqui.
REFERÊNCIA
USP. Pró-Reitoria de Pesquisa. Guia de boas práticas científicas.2019. Disponível em: http://prp.usp.br/wp-content/uploads/PRP_Guia-de-Boas-Pr%C3%A1ticas-Cientificas_2019_2.pdf. Acesso: nov.,2019.
Carla Oliveira