Notícias

A função institucional de um comitê de política editorial em um periódico científico

quarta, 24 de junho de 2020, às 22:55

Um periódico científico não deve existir apenas para realizar o sonho de um editor. Segundo Trzesniak (2009) a revista precisa ter uma entidade, seja uma universidade, um departamento, uma associação etc., ou seja, precisa de um respaldo institucional. Outro ponto importante a se destacar é o estabelecimento de um regimento, estatuto ou regulamento que ateste a perenidade da publicação.

Um periódico científico também precisa de um comitê ou conselho de política editorial para dar retaguarda. Esse grupo é responsável pela elaboração de diretrizes, políticas e questões administrativas da revista.

Cabe ao comitê  de política editorial discutir, emendar e aprovar regras para a sua constituição, discutir, redigir e aprovar a política editorial,  a missão da revista, aprovar regras para  a escolha do editor geral e para constituição do  corpo editorial científico, discutir e aprovar o regulamento do periódico, sugerir diretrizes para aceitação e rejeição de manuscritos, aprovar  o intercâmbio  e a cooperação com outras publicações    , aprovar o balanço da revista e seu orçamento quando for o caso. Ainda é função do comitê de política editorial definir gratuidade ou restrição de acesso, estabelecer política de preservação de documentos e objetos digitais (Trzesniak, 2009).

REFERÊNCIA

Trzesniak, Piotr (2009): A estrutura editorial de um periódico científico. In: A. A. Z. P. Sabadini,M. I. C. Sampaio, & S. H. Koller (Orgs.), Publicar em psicologia: um enfoque para a revistacientífica (pp. 87-102). São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia;Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Carla Oliveira – Bibliotecária