A importância do uso das redes sociais na divulgação científica
Com a ciência aberta o uso das redes sociais tem sido fundamental para a divulgação dos periódicos científicos brasileiros e isso vem sendo comprovado nas altimetrias. Em entrevista a ABEC Brasil em 2020, Simone Bacilieri afirma a importância dos cientistas utilizarem as redes sociais para divulgação dos seus artigos. Para ler a matéria completa, clique aqui.
Recentemente, o Portal de Periódicos UFMG realizou o VI Ciclo de Formação de Editores e trouxe como palestra de abertura o tema: Comunicação Científica Aberta e os estudos de Mídias Sociais da Ciência, proferida pelo Prof. Dr. Ronaldo Araújo (UFAL). Ele também reforçou a relevância dos periódicos divulgarem os seus artigos nas mídias sociais e destacou que em pesquisa recente foi percebido que a mídia social mais utilizada pelos editores no Brasil é o facebook.
Foi realizado agora em dezembro/21 pela equipe do portal um levantamento das revistas e observou-se que as principais redes sociais utilizadas são: o Facebook com 28 revistas, o Instagram com 15 revistas e o Twiiter com quatro revistas. Destacam-se que com a frequência de post semanal seis revistas no facebook, oito no Instagram e no twitter as quatro revistas identificadas não postam há mais de um ano.
Apesar da importância da presença nas mídias pelas revistas, ressalta-se que essa presença não precisa ser em todas as mídias, o editor pode testar qual mídia ele consegue manter presença e interação com seus seguidores. Lembramos também as revistas do Portal de Periódicos UFMG que possuímos página no facebook e twitter que podemos auxiliá-las na divulgação sempre que necessário enviando a solicitação para o email: portalperiodicos@ufmg.br