Notícias

A “Revista Brasileira de Educação Básica” lança nova edição com foco nos desafios da formação continuada de professoras de Educação Infantil

terça, 02 de maio de 2017, às 14:26

O nº 3 do periódico eletrônico: “Revista Brasileira de Educação Básica” (RBEB) acaba de ser lançado pelo Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, em parceria com o Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE e uma rede de Mestrados Profissionais em Educação. Esta edição, produzida em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (Nepei) da FaE/UFMG, é dedicada à reflexão sobre os desafios da formação continuada de professoras de Educação Infantil em tempos de desmonte. Os textos foram escritos por elas em parceria com seus/suas orientadores/as e refletem os efeitos dessa formação em diferentes dimensões das práticas de cuidados e educação destinadas às crianças de até seis anos.

Este número especial apresenta ainda entrevista com a Coordenadora Geral no Ministério da Educação na Coordenadoria Geral da Educação Infantil, Rita Coelho. Nesta edição há, também, um artigo de autoria de Marcia Aparecida Gobbi e Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento sobre o fechamento de creches universitárias.

Maria Cristina Soares de Gouvêa faz um convite, na revista, à leitura do livro Crianças, professoras e famílias: olhares sobre a Educação Infantil, organizado por Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Maria Inês Mafra Goulart. Há também uma produção fílmica de Ana Luiza Viana Pacheco, intitulada Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil: Proposta metodológica de formação colaborativa.

A RBEB, periódico trimestral de acesso livre, tem o propósito de promover o reconhecimento da autoria de professoras e professores da escola básica, a divulgação de boas práticas e de pesquisa relacionadas à educação básica.

Confira mais informações clicando aqui.