Notícias

Abertura do 3º Fala Ciência aborda desafios da divulgação científica nacional e a Política de Periódicos de Minas

segunda, 28 de novembro de 2016, às 16:33

No dia 24 de novembro, a FAPEMIG recebeu o 3º Fala Ciência. Na parte da manhã, houve uma conferência sobre os desafios e perspectivas da divulgação científica nacional e a apresentação da Política de Periódicos de Minas Gerais.

Abertura do 3º Fala Ciência. Foto: Priscila Nardy.

O físico Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criticou o corte de gastos do Governo Federal e falou sobre a importância do investimento em ciências. Ele ainda mostrou preocupação com a popularização da ciência e defendeu projetos como a criação de museus em periferias e não somente em áreas nobres.

O Professor Sérgio Dias Cirino, Coordenador da Política de Periódicos e do Portal de Periódicos da UFMG, falou em seguida sobre a Política de Periódicos de MG, que também coordena. Ele contou que na pesquisa, que busca mapear o campo dos periódicos científicos e tecnológicos de Minas, já foram catalogados cerca de 300 periódicos até o momento.

Ao final, houve um debate com os presentes e Ildeu de Castro Moreira ainda elogiou o trabalho do Prof. Sérgio a frente da Política de Periódicos de Minas Gerais.

À tarde, o evento contou com diversos workshops voltados a pesquisadores e a divulgadores da ciência, mas abertos a qualquer interessado.

Sérgio Dias Cirino e Ildeu de Castro Moreira. Foto: Priscila Nardy.