Acontece: Revista Multiface comemora 10 anos em evento na última quarta-feira

sexta, 23 de junho de 2017, às 14:19

Na última quarta-feira, 21 de junho, a equipe Periódicos UFMG esteve presente na comemoração dos 10 anos da Revista Multiface.

Criada em 2007, a revista é uma iniciativa dos bolsistas do Programa de Ensino Tutorial (PET) dos cursos de Ciências Econômicas e de Administração e do Sistema de Bolsas do curso de Relações Econômicas Internacionais da FACE/UFMG.

Os palestrantes convidados do evento foram Ana Hermeto, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Ulisses Pereira dos Santos, que também é professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e membro da primeira equipe editorial da Revista Multiface, e Sérgio Dias Cirino, professor associado no Departamento de Psicologia da UFMG e Coordenador da Política de Periódicos e do Portal de Periódicos da UFMG.

10 anos multiface mesa
[Foto: Marcella Boehler]

Ana Hermeto foi tutora do PET-Economia e é vista como parte importante da história da revista. Foi ela quem fez a ponte entre a direção da FACE e os alunos da graduação na época da criação da Multiface. A professora contou um pouco sobre a importância e o papel do Programa de Ensino Tutorial na criação da revista e celebrou o esforço do periódico: “Poucas revistas fazem 10 anos! ”.

Em seguida, Ulisses Pereira dos Santos tomou a palavra e se disse orgulhoso do projeto. Ele participou das articulações para a criação da revista e do lançamento do primeiro número. O professor contou que a revista era uma discussão antiga do PET de que participava: o desejo era mostrar o que era feito não só pelos integrantes do Programa de Ensino Tutorial, mas todos os discentes da FACE. Ulisses cita que na mesma época estava sendo criada, no Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG, a Revista Três Pontos. Também discente, seu exemplo foi mais uma força impulsionadora para a criação da Revista Multiface.

Sérgio Cirino apresentou a Política de Periódicos e o Portal de Periódicos da UFMG aos presentes e contou como se surpreendeu com o resultado da pesquisa inicial para a criação do projeto que encontrou 10 revistas discentes em 2014/2015. Ele também contou que foi uma decisão política não discriminar periódicos discentes dos outros, desde que fossem cumpridos os critérios para entrar no Portal.
O coordenador da Política trouxe ainda incentivos e desafios para o futuro da Multiface, como a internacionalização; parceria com mestrandos, doutorandos e técnicos das bibliotecas; e a importância do uso das redes sociais para a divulgação da revista. Por fim, ele declarou que a Revista Multiface pode contar com uma política robusta de periódicos na UFMG.
Ana Carolina de Lima, bolsista do PET Economia e editora da Multiface, apresentou o novo número, o primeiro de 2017, e comentou a evolução da revista desde sua criação. Na questão de periodicidade, a revista deixou de ser anual e passa agora a ser publicada semestralmente. O número lançado agora conta com uma introdução em inglês e outra novidade comemorada foi a entrada da revista em dois indexadores.

Ana Carolina ressaltou o apoio fundamental da FACE e da Política de Periódicos da UFMG e celebrou o apoio conseguido na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) esse ano. Ao final, ela convidou alunos da graduação a lerem e publicarem na revista.

A professora Paula de Miranda Ribeiro, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, também esteve presente no evento e declarou que apoia o trabalho dos alunos e da Multiface. Segunda ela, na sua direção, não precisa haver receio em propor trabalhos como esse: “Não há recursos para ajudar todos, mas estarei lá para ouvir quem precisar”.

Também compuseram a mesa os tutores dos PETs Administração e Economia, Deise Luiza Ferraz e Bernardo Campolina Diniz, além do aluno Claudio Procópio Damasceno Filho, bolsista do PET-Administração, que faz parte do comitê editorial da revista.