Blogs como forma de comunicação científica na era das redes sociais

terça, 13 de março de 2018, às 17:16

Os Web logs e os blogs  têm perdido espaço desde a década passada em função das plataformas de mídias sociais como, por exemplo, o microblog twitter. Estas plataformas apresentam benefícios de requererem menos tempo, esforço e dedicação.

O artigo apresenta como a prática dos pesquisadores em escreverem blogs continua ativa. Segundo o estudo, a escrita de blogs pode ser motivada por mais de 59 razões, dentre elas a forma dos cientista comunicarem com seus pares. Outro ponto abordado trata-se de uma pesquisa na Alemanha que revelou que 70% dos pesquisadores consideram  manter um blog uma ferramenta importante para impulsionar a carreira e 90% acreditam que esse recurso atrai mentes brilhantes para ciência.

Porém, a atividade de criar e manter um blog de ciências, segundo Terry McGlynn, ecologista da California State University, não garante lucro, embora tenha relevância e qualidade tendo em vistas as coleções de blogs mantidas por periódicos renomados como a Nature.

Acesse a matéria completa aqui.