Notícias

Comemoração do 1º ano do Portal confirma seu êxito e discute importantes temas da editoração científica atual

segunda, 05 de dezembro de 2016, às 17:31

Na semana passada, dia 29 de novembro, foi realizado o evento em comemoração ao 1º ano do Portal de Periódicos da UFMG. Na ocasião foi distribuído pela primeira vez o Diretório de Periódicos UFMG, publicação que busca trazer conhecimento para toda a comunidade acadêmica de quais são e qual a situação atual de todos os periódicos da UFMG. A versão online do Diretório já está disponível no site do Portal!

A abertura do evento contou com a presença de Sérgio Cirino, diretor da Política de Periódicos da UFMG, Ado Jório, Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG e Wellington Marçal, diretor da Biblioteca Universitária da UFMG.

IMG_7299

Ado Jório, que representava o Reitor Jaime Arturo Ramírez e a vice-reitora Sandra Regina Goulart Almeida, afirmou no evento que o Portal já é considerado um grande sucesso desse reitorado e parabenizou a equipe que trabalha no Portal.

Wellington Marçal, que também integra o Comitê Gestor do Portal de Periódicos da UFMG, falou sobre o Diretório. Ele lembrou que Sérgio, desde as primeiras reuniões do comitê gestor, demonstrava que essa possibilidade podia ser realizada na UFMG – possibilidade que Wellington denominou como “riquíssima”. E completou: “Nós bibliotecários agradecemos essa experiência que o Portal, de forma muito solidária, compartilhou conosco e com a Instituição”.

Em seguida, Sérgio Cirino apresentou um resumo da Política de Periódicos da UFMG e do Portal, que completaram um ano desde sua consolidação no dia 23 de outubro desse ano. Ele então deu prosseguimento à programação do evento, convidando Suely de Brito Clemente Soares para palestrar.

Suely abordou os principais temas que editores e suas equipes editoriais precisam dominar dentro do universo de um sistema informacional híbrido, que agrega os meios físico e digital. Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP e Secretária Geral da ABEC, Suely também é diretora da Content Mind, empresa focada em educação continuada para profissionais da informação e editores científicos. Ela abordou temas como o sistema Open Journal Systems (OJS), software desenvolvido para a construção e gestão da publicação de periódicos eletrônicos e que recebeu o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no Brasil; DOI que significa Digital Object Identifier (“Identificador de Objeto Digital”), composto de números e letras, e que é atribuído a um objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet; e o ORCID (Open Researcher and Contributor ID), um identificador digital para o autor.

Ronaldo Ferreira de Araújo tomou a palavra em seguida, abordando a questão do marketing científico digital e das métricas alternativas, que se relacionam com a visibilidade na comunicação científica. Ele é Doutor em Ciência da Informação pela UFMG e professor adjunto do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics). Ronaldo ainda explorou o humor da internet em sua apresentação para evidenciar as questões que estava tratando.

O evento em Comemoração ao 1º ano do Portal Periódicos UFMG contou com transmissão ao vivo pelo Facebook e pode ser assistido em nossa página.

IMG_7310

Por Marcella Boehler