Notícias

Consultoria lança lista de periódicos que inspiram desconfiança

segunda, 07 de agosto de 2017, às 12:20

Uma consultoria dos Estados Unidos, chamada Cabell’s International, lançou uma lista de periódicos que não são confiáveis. Segundo o site da consultoria, cada revista foi examinada em mais de 60 indicadores comportamentais, rastreando tudo, desde métricas enganosas até práticas de publicação irregulares, antes de entrarem para a lista.

Além disso, a consultaria afirma que esse processo de avaliação está todo documentado, com relatórios que categorizam e detalham cada violação que o periódico investigado cometeu. Assim, os usuários podem tomar decisões seguras, inclusive discordando da lista.

A Cabell International também possui uma lista com periódicos considerados válidos e respeitáveis. As duas listas, trazem informações básicas necessárias para identificar os periódicos, como o título da revista, seu editor, ISSN, localização geográfica, site, acesso aberto e data de lançamento.

O acesso às listas, porém, é pago. O site Direto da Ciência trouxe, em julho, uma matéria que conta com uma avaliação e reflexão sobre a lista negativa, leia aqui.