Correção de erros em artigos publicados
No âmbito da editoração científica é comum dúvidas surgirem quando percebemos erros na publicação. Para corrigir um erro numa publicação acadêmica é importante avaliar sua gravidade e se este foi intencional ou não.
Os erros não intencionais podem ocorrer por questões de tipografia, ortografia e não devem comprometer o resultado da pesquisa. Agora erros intencionais são caracterizados como má conduta acadêmica como, por exemplo, a submissão de um mesmo artigo a diversos periódicos, apresentam conflitos de interesse, dados falsificados, descumprimento de protocolos de pesquisa, plágio, autoplágio e a divisão de um artigo em outros menores. (ENAGO ACADEMY, 2020)
A correção dos erros dependerá da natureza deste e do protocolo adotado pela revista em sua política. Na prática as correções de erros ocorrem em uma das formas a seguir: 1) Errata – quando um erro afeta o trabalho ou a reputação dos autores; 2) Corrigenda – quando os autores cometem algum erro significativo, todos os coautores devem aprovar e assinar; 3) Retratação – deve ser utilizado quando ocorre um erro de consequências mais amplas como, por exemplo, o erro no resultado de uma pesquisa; 4) Adendo – é utilizado quando a equipe editorial percebe que o artigo precisa de informações adicionais para serem atendidos. (ENAGO ACADEMY, 2020)
O processo de correção de um artigo é complicado, porém fundamental para manter a integridade de uma publicação acadêmica. A SciELO apresenta os procedimentos para elaboração de errata aqui.
REFERÊNCIA
ENAGO ACADEMY: learn, share, discuss, publiss. Correção de erros em artigos já publicados: dicas para os autores. In: Erros comuns nos manuscritos. Março, 13, 2020. Disponível em: https://www.enago.com.br/academy/handling-errors-published-paper-tips-authors/#disqus_thread , acesso em 27 abr 2020.
Carla Oliveira- Bibliotecária