Culturas alimentares, práticas e artefatos na revista Varia História
Você já parou pra pensar o quanto de história há naquilo que comemos e nos processos que envolvem a alimentação? Buscando refletir acerca das práticas alimentares não apenas como ato de sobrevivência, mas como construção histórica e social, a Varia História, revista do Programa de Pós-graduação em História da UFMG, lançou o Dossiê Culturas alimentares, práticas e artefatos, organizado por José Newton Coelho Meneses, professor da UFMG.
Segundo José Newton Coelho Meneses , o Dossiê apresenta textos que, “dentro do universo da cultura material, apreendem a alimentação e o espaço das práticas alimentares, refletindo, em suma, sobre realidades físicas e simbólicas, práticas e conceituais, em torno dessa banalidade da atividade humana: comer e cozinhar para comer”. Em entrevista para o canal da revista, o organizador ressaltou a importância da cultura material na historiografia para pensar os objetos e os artefatos culturais como parte da própria construção humana.
Confira a entrevista:
Para mais informações sobre o Dossiê Culturas alimentares, práticas e artefatos, confira o artigo de Regina Horta Duarte, editora da Varia Historia, no blog SciELO em Perspectiva.
Varia História
Fundada em 1985 como Revista do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, a Varia História, expressão latina que a nomeia desde 1992, é uma publicação da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como objetivo publicar artigos originais e inovadores de história, promovendo o diálogo entre os membros da comunidade acadêmica internacional e contribuindo para a renovação historiográfica.
Em parceria com o Projeto República, também da UFMG, a Varia História lançou duas Séries Especiais de Entrevistas, Diálogos com Historiadores e Diálogos Interdisciplinares. Os vídeos de lançamento das Séries contaram, respectivamente, com entrevistas com a historiadora Lucia Bastos e com o cineasta João Moreira Salles. Confira o Canal Varia História.
Para mais informações sobre a revista, acesse o site e o facebook.