Notícias

Sobre indexação de revistas científicas

terça, 26 de abril de 2022, às 11:53

O processo de indexação dos periódicos científicos possibilita mais visibilidade a publicação. Os indexadores podem ser nacionais ou internacionais, específicos ou multidisciplinares, o importante é ser indexado. Os indexadores renomados são sinônimos de reconhecimento de mérito e de qualidade da revista. Não existe limite para a indexação, entende-se que quanto mais a revista passa pelo processo de avaliação dos indexadores, mais qualidade ela tem e mais visível se torna.

O processo de indexação envolve várias etapas. È importante o editor conhecer bem os critérios do indexador que ele deseja submeter. Normalmente a primeira etapa é o pedido de submissão do editor, depois cada indexador tem suas fases. Alguns indexadores já informam previamente os requisitos mínimos para submissão.

Alguns critérios são comumente demandados para submissão de revistas em grande parte dos indexadores como: ter ISSN, periodicidade regular, corpo editorial abrangente, conteúdo e cobertura temática definida e explícita, sistema de avaliação e data do processo de avaliação explícito, normalização, editor responsável, código de ética, identificadores digitais, entre outros.

Uma dica de leitura sobre esse  tema é a dissertação de Fahima Pinto Alves defendida na UDESC em 2018.