Notícias

Editoras estrangeiras liberam temporariamente acesso gratuito a suas fontes de informação

segunda, 13 de abril de 2020, às 21:04

Em tempos de covid-19 0 acesso aberto de editoras universitárias estrangeiras, bases de dados como JSTOR e Project Muse e publishers variados ocorrerá até o final da pandemia. Essa ação visa o acesso ao conhecimento científico em diversas fontes de informação como: livros, capítulos de livro, dados e enciclopédias em todas as áreas do conhecimento (HOCHMAN, 2020).

Algumas editoras do Portal da Capes também aderiram a liberação de conteúdo para facilitar a disseminação de informação e facilitar as pesquisas sobre o novo coronavírus também por tempo limitado. As editoras que aderiram a iniciativa aqui.

Outras fonte de informação de acesso livre independente do período da pandemia é o SciELO Livros, criadas há oito anos, possui 19 editoras, 5 coleções, 766 livros e 10380 capítulos e o oasis.br, portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto.

 

REFERÊNCIA

HOCHMAN, G. SciELO Livros e o acesso aberto em tempos epidêmicos: Mais importante que nunca [online]. SciELO em Perspectiva, 2020 [viewed 13 April 2020]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2020/04/13/scielo-livros-e-o-acesso-aberto-em-tempos-epidemicos-mais-importante-que-nunca/

 

Carla Oliveira – bibliotecária