Especial 1º Ano da Política de Periódicos UFMG: Amanda Tolomelli Brescia

sexta, 14 de outubro de 2016, às 16:55

Em outubro de 2016 comemoramos um ano da implementação da Política de Periódicos da UFMG.Para celebrar esse momento, o Portal entrevista pessoas que fizeram parte dessa jornada, começando com Amanda Tolomelli Brescia que auxiliou no levantamento de todos os dados da Política, desde o início, e participou ativamente da construção e organização do Diretório de Periódicos da UFMG.

Primeiros passos
Em abril de 2014 a equipe começou a fazer o levantamento da situação dos periódicos da Universidade, mas se depararam com a falta de documentos que dissessem quantos e quais eram esses periódicos.

“Existia um primeiro levantamento no site da Biblioteca Universitária, porém com muitos periódicos que a gente descobriu estarem inativos. Além disso, praticamente toda semana a gente descobria uma revista nova na UFMG. A partir disso, começamos a fazer consulta aos diretores das unidades acadêmicas para confirmar o vínculo dos periódicos e também saber se havia algum outro naquela unidade. Toda a equipe da PRPQ estava envolvida, sendo coordenada pelo Leandro Castella (técnico-administrativo da Diretoria de Produção Científica) e Professor Sérgio Cirino (Diretor da Política de Periódicos da UFMG)”, conta Amanda.

Ao final dessa etapa, a equipe chegou a uma listagem de 62 periódicos, entre impressos e eletrônicos ou somente eletrônicos: “a partir disso desenvolvemos um relatório, muito robusto, sobre a situação dos periódicos e foi criado o Portal de Periódicos da UFMG”.

Além do Portal e do relatório, o terceiro produto advindo da Política é o Diretório de Periódicos da UFMG, que será lançado esse ano pela Editora da UFMG, tendo Sérgio Cirino, a Amanda, Leandro Castella César e Max Cirino como organizadores. Essa publicação busca trazer conhecimento para toda a comunidade acadêmica de quais são e qual a situação atual de todos esses periódicos. São informações como o nome do periódico, quem é o editor, qual o ISSN, qual a periodicidade, a qual unidade está vinculado, a URL desse periódico, qual seu foco e escopo, entre outros aspectos.

A política acontecendo
A politica de periódicos da UFMG nasceu ancorada em dois princípios: a inclusão e a excelência. Isso garante o respeito às áreas de conhecimento dentro da universidade, como Amanda explica: “sabemos da diversidade das áreas do conhecimento e da importância de se considerar cada uma delas. Por exemplo, há áreas em que é muito importante a publicação internacional, enquanto em outras a circulação nacional pode ser mais importante”.

Baseado nisso, ações para melhoria dos periódicos tem sido implementadas, como a Incubadora, espaço físico no qual acontecem reuniões com editores auxiliando-os em demandas específicas, desde a criação de um periódico, até a melhoria na indexação ou a utilização do SEER.

Eventos e cursos também são ofertados como ação da Política. Um exemplo foi a criação do 1° Ciclo de Formação de Editores, que aconteceu de abril a junho desse ano e teve o objetivo de capacitar os editores de periódicos científicos em temas como processos e ferramentas de editoração, critérios para entrada e permanência em bases de dados, visibilidade e fator de impacto.

Amanda, que é editora da Revista Docência do Ensino Superior, participou do evento: “A importância do 1º Ciclo é gigantesca porque ninguém é capacitado para ser editor. A gente não escolhe ser editora de um periódico, é a editoração que escolhe a gente”. Ela acredita que essa capacitação é importante e relevante para a qualidade dos periódicos. “Muita coisa a gente não faz, não porque não quer fazer, mas por não saber como fazer. Não sabemos nem se existe essa possibilidade”, reconhece. “Assim como a Incubadora é importante, para um trabalho mais pontual com cada editor, o Ciclo de Formação é importante para essa capacitação maior, mais ampla, e na diversidade mesmo de temáticas, como foi. E o alcance é imenso, a gente vê pessoas de outras instituições e até de outros Estados participando”.

Amanda diz ainda que o Ciclo não serviu só para os editores: “serviu para dar visibilidade aos periódicos da UFMG e à UFMG como uma instituição que se preocupa e cuida de seus periódicos”.

O valor da Política
“A Politica de Periódicos da UFMG tem uma importância muito grande como uma politica institucional. Eu tenho conhecimento de outros portais de periódicos, mas muitos não têm a robustez dos produtos que criamos aqui (o Portal, o relatório e o diretório) e que trazem informações valiosíssimas para comunidade acadêmica, não só da UFMG, mas da comunidade cientifica como um todo”, a pesquisadora afirma. “É uma atitude pioneira e fundamental para o trabalho da instituição e para que ela se conheça. Hoje, qualquer pessoa que quiser saber quais são as revistas da UFMG tem acesso a isso de maneira online. Essa transparência é importante”.

Para Amanda, é importante ter revistas na Universidade para o fortalecimento das pesquisas e da UFMG como instituição que produz e divulga conhecimento. E insiste que o trabalho não pode ficar estagnado: “Há a necessidade de atualização dos dados constantemente, para que o Portal e o diretório não fiquem desatualizados. A continuidade da Incubadora também é muito necessária como uma política, assim como a continuidade da capacitação aos editores e da equipe do Portal de Periódicos da UFMG”.

Amanda Tolomelli Brescia é doutoranda da Faculdade de Educação da UFMG e estuda periódicos científicos. Sua pesquisa é sobre a circulação do conhecimento cientifico nos periódicos da UFMG na web social.

Por Marcella Boehler