Notícias

Especial 1º Ano da Política de Periódicos UFMG: Anna Christina Almeida e Lyslei Nascimento

sexta, 11 de novembro de 2016, às 10:00

Em outubro de 2016 comemoramos um ano da implantação da Política de Periódicos da UFMG. Para celebrar esse momento, o Portal de Periódicos da UFMG tem entrevistado colegas que fazem parte dessa trajetória de alguma forma. Hoje, Anna Christina Almeida e Lyslei Nascimento, duas editoras de periódicos docentes da UFMG contam sobre sua relação com a Política.

A Política e os periódicos

Anna Christina Almeida é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais no Instituto de Ciências Agrárias e editora do periódico Caderno de Ciências Agrárias. Ela conta que a Política de Periódicos foi crucial para amadurecimento do periódico que edita: “a partir dela, conseguimos disponibilizar a revista on-line, recebemos todo o apoio técnico sobre o SEER (sistema eletrônico de administração e publicação de revistas) e fomos capacitados como editores”.

Prof.ª Anna Christina Almeida

Prof.ª Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, é editora do periódico Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Segundo ela, além de organizar, sistematizar e valorizar o conhecimento, a Política de Periódicos da UFMG visou dar maior visibilidade, com qualidade, a essa produção, ao apoiar os periódicos. “Ela representa uma política de circulação de saberes. Isso significa que essa produção não ficará estanque, hermeticamente fechada nos laboratórios ou salas de aula, mas alcançará pesquisadores em outros espaços de conhecimento”, Lyslei avalia.

Prof.ª Lyslei Nascimento

As duas editoras fazem questão de acompanhar as novidades da Política, atentas às novidades que o Portal traz nas redes sociais e em seu site. Dessa forma, elas ficam sabendo de eventos como o 1º Ciclo de Formação de Editores, promovido no primeiro semestre de 2016 pelo Portal e que trouxe diversas temáticas na área da editoração científica, aberto a toda a comunidade

Anna Christina, por exemplo, participou de todas as palestras do Ciclo. “Todas foram excelentes e nos auxiliaram muito no trabalho de editoração que realizamos”, ela conta. Já Lyslei não participou diretamente do evento, mas sua assistente editorial, Késia de Oliveira, esteve presente. “Buscamos sempre nos atualizar, tanto no que se refere ao uso das ferramentas disponíveis online, quanto nas normas de publicação e divulgação. O Ciclo foi muito importante na consolidação do nosso periódico que já se encontra em seu oitavo ano, com 19 números publicados”, ela pondera.

Considerações

Anna Christina acredita que a política representa avanço e visibilidade para toda a produção científica no geral e para os periódicos científicos, em particular. E um passo que ela considera que ainda deve ser dado, é a aquisição do DOI para os artigos dos periódicos do Portal.

Além disso, a única desvantagem que ela vê na Política de Periódicos da UFMG é a distância do Campus em que atua – em Montes Claros – e o Campus Pampulha, onde a maioria dos eventos costumam acontecer e onde o espaço físico da Incubadora fica:“Nem sempre podemos participar das atividades em Belo Horizonte pois dependemos de conseguir recursos para a viagem”. A distância, porém, não impediu que a equipe do Portal Periódicos auxiliasse o Caderno de Ciências Agrárias em situações como a transição da revista para a plataforma do SEER, através de e-mails e telefonemas.

Para Lisley, o impacto da Política também é muito bom, embora a internacionalização dos periódicos, com incentivo financeiro real à tradução dos artigos seja “uma frente que ainda precisamos atacar”, segundo ela.

“O Prof. Sérgio Cirino, no âmbito da UFMG, é muito competente, tem uma visão muito ampla e clara sobre as publicações e já mostrou a que veio”. Lyslei destaca, como fator positivo da Política a preocupação na formação dos editores com os cursos realizados, os debates, as palestras. Para ela, essa formação deve continuar, buscando sempre a excelência.

Lyslei conclui que a Política é importante para divulgar o que é produzido na UFMG, mas também é importante para que os periódicos estejam sempre abertos para contribuições de todos os setores, de todas as partes do mundo. “Assim, além de trabalhos realmente inovadores e de ponta da nossa instituição, se estabelecerão redes e intercâmbios com outras instituições”.