Notícias

Ética e a autoria científica

sexta, 15 de novembro de 2019, às 13:58

Para falar de ética no âmbito da autoria científica é importante primeiro entender o que se denomina por autoria. Segundo a 6. ed. do manual da APA (American Psychological American), 2010, a autoria é o termo que denomina a pessoa ou as pessoas responsáveis pelos dados, conceitos e análises de um trabalho publicado. O manual ainda destaca a importância da proteção dos direitos de todos os que colaboraram substancialmente para a publicação do trabalho.

Hoje faz parte das práticas de boas conduta dos periódico científicos que prezam pela qualidade, diretrizes para definir e ordenar autores nos artigos. A definição de autoria pode ter particularidades diferentes pelas áreas do conhecimento. Em geral, sugere-se a autoria para as pessoas que: contribuíram para a concepção da pesquisa, a parte experimental e a conclusão do trabalho ou tenha participado ativamente da coleta de dados e análise estatística. Outra ação que pode indicar autoria é ter rascunhado ou revisado o texto para a publicação. Para os demais participantes indiretos no trabalho, mas que não cabem na denominação de autoria, indica-se agradecimentos na seção apropriada.

Outra questão que costuma gerar dúvidas é a ordem de autoria a ser seguida na publicação.  Bessa (2019) mostra em seu estudo que em geral, o primeiro autor é aquele que mais se envolveu no estudo, assim, a autoria principal ( o primeiro autor citado), fica com a pessoa que fez o maior trabalho intelectual no trabalho. Uma sugestão que pode minimizar os conflitos da definição de autoria, é indicado também por Bessa (2019), ” Decida logo no início do projeto e de maneira clara quem serão os autores e qual será a ordem da autoria”. Ter uma política de autoria clara e aceita por todos os membros do grupo de pesquisa é uma estratégia.

O artigo de Witter (2010) apresenta algumas outras questões éticas associadas a redação de um texto científico como os relacionados ao resultado do trabalho, publicação do mesmo texto em vários periódicos, cuidados com plágio e autoplágio, conflitos de interesses entre outros. A autora ainda aborda questões éticas relativas a título, resumos, palasvras-chave, como em todo o discurso científico.

Carla Oliveira

Bibliografia

 

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication Manual of the American Psychological Association. 6. ed. Washington, DC, 2010.

BESSA, Eduardo. Autoria científica e ética. In: ScienceBlogs: ciência, cultura, política. Disponível em: http://scienceblogs.com.br/cientistasa/2016/10/469/ . Acesso em 14 nov. 2019.

WITTER, Geraldina Porto. Ética e autoria na produção textual científica. Inf., Inf.,Londrina. v. 15, n.esp., p.131-144, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p131 . Acesso em 14 nov. 2019.