Notícias

Fique por dentro: entrevista com a nova revista integrante do Portal – Marketing & Tourism Review

sexta, 02 de março de 2018, às 12:17

marketingtourism

          Ao final do ano de 2017, o Portal de Periódicos da UFMG lançou os Novos Critérios de Entrada e Permanência. Esses critérios foram usados como parâmetro para uma análise realizada com as revistas presentes tanto no Portal, como também àquelas presentes no projeto da Incubadora. Dentre os periódicos analisados, a Marketing and Tourism Review, antes pertencente à Incubadora e agora membra interina do Portal, se destacou pelo grande progresso feito pela sua editora, Profª Marlusa Gosling.

          A Profª Marlusa lembra que o periódico existe desde 2016, e que como muitos editores, percebia uma carência na área. A equipe do Portal perguntou os motivos que a levaram a criar a revista, ela conta que há tempos percebia lacunas no campo em que trabalha: marketing e turismo. A professora ressalva que possui doutorado em Marketing, pela Universidade do Algarve; mas, devido ao curso de pesquisa que coordena, o turismo é um conteúdo estruturante. Na hora de escrever um artigo sobre marketing turístico, a professora afirma que sempre vinha aquela dúvida “submeto a um periódico da área de Marketing ou de Turismo?”. Aliando a lacuna existente de uma revista que abordasse os dois temas, com a parceria de Portugal que, de acordo com ela, “teria todo o interesse”, decidiu criar a revista já sendo até mesmo internacional, um fator hoje importante no contexto da visibilidade. Sobre o processo de criação de um periódico, indo desde encontrar pareceristas, indexação em base de dados, a editora já se adianta “a revista sou eu… faço absolutamente tudo. É muito trabalho, de fato, mas não acho complexo”. A professora possui bacharelado em Ciência da Computação, e acredita que pode ser devido a isso que não sentiu muita dificuldade em manusear as plataformas.

          Quando questionada sobre o Portal de Periódicos da UFMG, a editora foi bastante sincera, e conta que como membra do Portal não poderia dizer muito devido a este fato ser muito recente. Entretanto, ela reconheceu que devido à ausência de uma institucionalidade expressiva do Portal, bem como a pouca idade, a sua revista não recebeu o apoio imaginado. Um dos argumentos levantados pela Profª Marlusa, foi a sua demanda de DOI para a revista “Resultado: novamente, fiz tudo sozinha. Inscrevi a revista na ABEC e hoje eu pago do meu bolso os DOI’s. A equipe foi muito solícita, mas não conseguiu me ajudar.”. Ao ser interrogada sobre os Novos Critérios de Entrada e Permanência, a resposta foi direta “Achei justo”.

          Como conselho aos editores científicos, a Profª Marlusa fala da persistência e como ela mesma trabalha “Sendo bem sintética, persista. Porque é trabalhoso, mas recompensador; a revista é meu xodó, uma das atividades dentro do meu trabalho que eu mais me dão prazer.” Ela conta que ser uma editora científica aumentou a sua rede de contatos, proporcionando sempre aprendizados com outros temas (graças ao exercício realizado por ela de ler todos os artigos antes de enviar aos avaliadores, o chamado desk review) “Também busco ativamente parcerias, com eventos de peso das áreas.”

 

Para saber mais sobre a revista, acesse aqui.

 

Vanessa Pastorini