Governo retoma orçamento para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações após mobilização contra os cortes
Na semana passada, o governo federal anunciou em publicação no Diário Oficial da União a retomada integral do orçamento de R$ 1,7 bilhão para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A medida ocorreu após forte mobilização contra os cortes na Lei Orçamentária Anual da área.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) haviam divulgado um manifesto com mais nove entidades da área alertando sobre as prováveis consequências da redução de recursos para a comunidade científica e lançado um abaixo-assinado que já reuniu mais de 26 mil assinaturas.
Os recursos recuperados se destinam ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao MCTIC e organizações sociais ligadas ao ministério, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Segundo a notícia divulgada pela Agência Brasil, a presidente da SBPC, Helena Nader avaliou que a retomada do orçamento “não é o que o Brasil precisa se deseja ser uma nação forte e independente tecnologicamente, mas mantém a infraestrutura básica da ciência”. Já o ministro Gilberto Kassab afirmou que a decisão do governo é uma “homenagem à comunidade científica”.
A notícia também traz a informação de que os recursos deverão ser usados para antecipar os pagamentos das bolsas de pesquisa dos meses de janeiro e fevereiro, além de despesas administrativas da pasta.
Confira a notícia completa no portal da Agência Brasil clicando aqui.