Notícias

Inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2017 estão abertas

terça, 02 de janeiro de 2018, às 12:31

As inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2017 estão abertas desde 1/10/2017 e vão continuar até o dia 02/03/2018, às 18 horas (Horário de Brasília). O tema deste ano escolhido para todas as categorias é “Tecnologias para a Economia do Conhecimento”.

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com o apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

O encontro é voltado para estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela); e tem como objetivos  reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL, bem como incentivar a produção científica dos países membros e contribuir para a integração regional entre eles.

Serão US$ 25.500 de premiação, no total, divididos em cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração Os vencedores também receberão troféus, placas e passagens diárias para participar da cerimônia.

Categorias:

Iniciação Científica
 – Modalidade individual ou em equipe, direcionada para estudantes do Ensino Médio, Técnico, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos, regularmente matriculadas em escolas públicas ou privadas, que tenham, no máximo, 21 anos de idade até 02/03/2018. Prêmio: US$ 2.000*.

Estudante Universitário – Modalidade individual, direcionada para estudantes que estejam frequentando cursos de graduação em instituições de ensino superior e pesquisa, sem limite de idade. Prêmio: US$ 3.500*.

Jovem Pesquisador – Modalidade individual, direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham, no máximo, 35 anos de idade até 02/03/2018. Prêmio: US$ 5.000*.

Pesquisador Sênior – Modalidade individual, direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, que tenham 36 anos de idade ou mais. Prêmio: US$ 5.000*.

Integração – Modalidade em equipe, direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, sem limite de idade. Prêmio: US$ 10.000*.

*O valor apresentado está em dólar americano. Ficará a critério dos organizadores se o prêmio será pago em dólar ou na moeda do país de origem do ganhador.

O regulamento completo pode ser encontrado acessando o site ou pelo e-mail pmercosul@cnpq.br.