Melhores práticas nos metadados dos periódicos científicos
Para melhorar os resultados dos metadados dos artigos científicos algumas sugestões foram organizadas pela Coalition Publica Metadata Working Group. A CP (Coalition Publica) é uma parceria estratégica com o PKP ( Public Knowledge Project) e o Consórcio Érudit.
A publicação periódica deve ter seus metadados revistos regularmente, assim como divulgar no Sobre, o máximo de informações sobre a publicação. Metadados de qualidade economizam tempo, possibilitam acesso, disseminação, preservação e impacto da pesquisa.
Os metadados dos artigos são importantes para divulgar a publicação acadêmica. Eles são disseminados para o Google, Google Scholar, Microsoft Academic Graph. Os metadados registrados na Crossref via DOI (Digital Object Identifier) e Datacite são aproveitados por editores científicos, sistemas de identificadores persistentes (ORCID, SCOPUS ID, etc.), software de gerenciamento de citações (Zotero) entre outros.
A documentação do CP fornece orientações aos editores de periódicos, provedores de hospedagem na configuração das instâncias do OJS (Open Journal Systems). Acesse a documentação aqui.