Metodologia de Indexação no catálogo Latindex
Latindex é o Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O Latindex possui dois serviços principais, o diretório que oferece dados bibliográficos e de contatos das revistas cadastradas e o catálogo composto por revistas que passaram por critérios de qualidade de acordo com a metodologia Latindex.
Para que uma publicação faça parte da seção Catálogo 2.0 do Latindex é necessário, primeiro, que ela esteja registrada no Diretório e, depois, que solicite a avaliação por meio deste e-mail (latindex@ibict.br).
Os requisitos básicos para submissão para avaliação são: As revistas devem ter dois anos de existência na versão online; As revistas devem ter um site institucional ou oficial em que serão avaliadas as suas características; O site da revista deve permitir o acesso gratuito a todo o conteúdo; Cada artigo publicado deve ser consultado de forma independente.
Observações importantes sobre a metodologia latindex:
A classificação das características avaliadas na submissão não ocorrerá em revistas que estejam disponibilizadas nas plataformas (SciELO, Redalyc, Imbiomed, REDiB e smilar), pois estas iniciativas aplicam políticas de permanência, ou seja, o acesso de conteúdo de uma revista não é garantido a longo prazo.
Cada característica alcançada é igual a um ponto. Para entrar no catálogo os periódicos devem atender as sete características básicas obrigatórias e pelo menos 23 das demais características, ou seja, é necessário atender o mínimo de 30 características, o que representa 80% de conformidade.
A verificação das características normalmente é realizada no fascículo mais recente.
O processo é todo público ( de aprovação e rejeição).
Após aplicar a nova metodologia a um periódico, recomenda-se uma nova submissão até um ano depois.
Recomenda-se aos editores interessados em indexar no Latindex, a leitura atenciosa da metodologia.