Modalidade de publicação contínua para artigos de periódicos
Os periódicos científicos online apresentam inovações e vantagens ao formato impresso. Uma vantagem desse formato é a rapidez que se comunica as pesquisas e são acessadas e citadas. Isso se reforçou com o surgimento da modalidade fluxo contínuo que é essencialmente eletrônica. Esse formato é mais ágil, uma vez que o artigo foi aprovado para publicação, ele já pode ficar disponível para o leitor no periódico.
Uma característica desta modalidade é a não utilização de página sequencial. A paginação passa a ser interna do artigo, não de uma edição. Sugere-se a adoção de um número de identificação para cada arigo, o elocation-id (código de números precedidos da letra “e” que identifica o artigo. Mais informação sobre este código pode ser encontrado aqui.
Cabe lembrar a importância de indicar no periódico a mudança para a modalidade de fluxo contínuo, destacando o período da adoção dela.
Fonte: GUIA para publicação contínua de artigos em periódicos indexados no SciELO. Abril. 2019. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf. Acesso em 12 nov. 2019.