Notícias

Novidades dos critérios de indexação do SciELO Brasil

terça, 09 de junho de 2020, às 7:42

A SciELO lançou os novos critérios, a política e os procedimentos de avaliação de periódicos científicos para sua admissão e permanência na coleção SciELO Brasil em maio de 2020.

Neste novo documento, os critérios promovem a obediência às boas práticas de comunicação da ciência aberta. A ciência aberta é um novo modo de se fazer ciência e comunicar pesquisa com transparência dos processos e compartilhamentos de dados e conteúdos com o propósito de cooperação entre os pesquisadores.

Destaca-se neste documento uma primeira dimensão que é a prática da inclusão de preprints no fluxo de comunicação científica do SciELO. Preprints são manuscritos prontos para submissão em um periódico que fica público em um servidor de preprints antes da avaliação por pares.  Essa prática e a publicação contínua possibilitam acelerar o processo de comunicação das pesquisas científicas.

Uma segunda dimensão é o compartilhamento de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e/ou resultantes das pesquisas. De modo opcional, os periódicos podem exigir que os conteúdos destes dados sejam disponibilizados em acesso aberto em linha com as políticas de dados abertos.

Uma terceira dimensão é a abertura progressiva do processo de avaliação dos manuscritos por pares. Essa abertura, segundo a SciELO (2020) pode ocorrer com a publicação  no artigo final do nome do editor responsável pela avaliação, outra forma é possibilitar aos pareceristas a opção de diálogo com o autor do artigo, com abertura ou não das identidades. E uma terceira maneira é a opção de publicar os pareceres dos artigos aprovados com ou sem identificação dos pareceristas.

Cabe destacar que os pareceres são um novo tipo de literatura na metodologia SciELO e são tratados como os artigos de pesquisa. Esperam-se que os periódicos indexados na Coleção SciELO Brasil alinhem suas políticas editoriais com a ciência aberta, pois até o final de 2020, as políticas editoriais destes periódicos deverão estar atualizadas no que tange a aceitação de preprints, citação e referência aos conteúdos de pesquisa e a abertura do processo de avaliação por pares. E em 2022 os periódicos deverão esta operando sintonizado com a ciência aberta.

Mais informações sobre as mudanças dos critérios de indexação na Coleção SciELO Brasil podem ser lidas aqui.

 

REFERÊNCIA:

SCIELO. Critérios, política e procedimentos para admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil. Maio 2020. Disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/20200500-Criterios-SciELO-Brasil.pdf, Acesso em 07 junho de 2020.

 

Carla Oliveira – Bibliotecária