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O processo de revisão por pares aberta

segunda, 22 de junho de 2020, às 20:59

O sistema de avaliação por pares, também denominado de peer review ou referee system existe desde o surgimento das primeiras revistas científicas. Tradicionalmente três modelos são utilizados para este processo: a) simples cego, apenas o avaliador sabe quem é o autor, b) o duplo cego, nem o autor, nem o revisor são identificados e c) a revisão aberta em que avaliadores e autores são identificados (OLIVEIRA, 2018).

O processo de revisão por pares aberta (Open Peer Review – OPR) é um termo recente que tem sido compreendido como um mecanismo de revisão acadêmica transparente, em que se divulga a identidade dos autores e dos revisores uns aos outros. Os pesquisadores que estudam a qualidade das contribuições dos revisores no processo OPR, alegam que as vantagens são: a indução de melhores práticas dos revisores, maior qualidade final dos trabalhos avaliados, a maior transparência do processo editorial. (MENDES DA SILVA, 2019)

De acordo com Oliveira (2018) o movimento de Ciência Aberta afina diretamente com o processo de revisão aberta nas práticas editoriais das revistas científicas e que muitas publicações do publisher BioMed Central (BMC) adotam esse sistema de avaliação para seus artigos.

Entende-se que essa temática deve ser estudada pelos editores na atualidade pois o avanço da Ciência Aberta demanda práticas mais transparentes no fluxo editorial dos periódicos científicos. O novo documento de entrada e permanência da SciELO, atualizado em maio de 2020 apresenta essa tendência ao sugerir a transparência e abertura progressiva da revisão por pares.

 

 

REFERÊNCIA

MENDES DA SILVA, Wesley. Revisão pelos pares e ciência aberta na comunidade de pesquisa em negócios. Revista de Administração Conteporânea, Maringá, v.23, n.4, jul./ago. 2019.

OLIVEIRA, E. C. P. de. Revisão por pares aberta: análise das revistas open access. In: ABEC MEETING, 2, 2018, São Paulo. Anais… São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2018. p. 1-5. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting.2018.180.

 

 

Carla Oliveira – Bibliotecária