O uso de DOI via Crossref para potencializar publicações científicas
Vêm-se inserido cada vez mais no meio científico a importância da atribuição do DOI para o sucesso de um artigo científico. No Brasil, a maioria da atribuição é realizada por meio da utilização da Crossref. É possível a obtenção do DOI via Crossref por meio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Você sabe o que é DOI? A gente te conta!
Rui Seabra, Presidente da ABEC, comenta sobre o trabalho que vem sendo realizado para facilitar os editores brasileiros com oportunidades, que outrora eram permitidas apenas a grandes publishers. Com o intuito de explicar melhor sobre o tema, a ABEC realizou uma entrevista com dois especialistas de diferentes vertentes da área científica: Prof. Dr. Gildenir Carolino Santos, do Portal de Periódicos da Unicamp, e a Prof. Msc. Suely de Brito Clemente Soares, consultora OJS da Content Mind.
Um dos questionamentos feito aos entrevistados foi sobre a importância de se ter um trabalho citado como referência em outras publicações. Esse fenômeno, de acordo com os especialistas, possibilita maior visibilidade e impacto no assunto, validando sua importância na produção de novas pesquisas, além de auxiliar na localização e referenciação da produção publicada. O DOI entra como ferramenta de suma importância, atribuindo uma identidade permanente ao trabalho, evitando, dessa forma, que o conteúdo seja perdido na imensidão da internet.
Outro ponto positivo para a atribuição do DOI, de acordo com os entrevistados, é a sua característica una. Ou seja, após a Crossref atribuir um DOI para um trabalho, ele servirá como um “RG” ao documento. Entretanto, ocorre a possibilidade do artigo receber um DOI principal e um DOI secundário, por exemplo, sendo este segundo redirecionado ao principal, dentro da própria Crossref. É importante ter em vista que o emprego de dois tipos de DOI diminui o fator de impacto “e até mesmo os indicadores de autoria, como o índice H do autor, por exemplo.”. A pesquisadora ainda alerta sobre a existência de outros órgãos que, além da Crossref, atuam na atribuição do DOI, como o Handle, fornecido aos documentos digitais publicados nos repositórios em DSpace.
Para acessar a entrevista na íntegra, clique aqui.