Notícias

Os desafios para a qualidade dos artigos científicos

segunda, 11 de julho de 2022, às 11:48

A preocupação pela qualidade do conteúdo é constante no âmbito da atuação dos editores científicos. Manter a qualidade do artigo científico é um desafio constante para as equipes editoriais. TRZESNIAK; PLATA-CAVIEDES e CÓRDOBA-SALGADO (2012) apresentam três razões que podem comprometer a qualidade do conteúdo dos artigos científicos:

A primeira razão é o editor ter que manter um mínimo de publicação de artigos por ano. Para manter a revista indexada ou financiada (avaliação indireta) pode levar o editor a publicar um artigo de qualidade discutível para não correr o risco de prejudicar a revista a manter os critérios de qualidade propostos pelos avaliadores indiretos.

A segunda razão seria a valorização da quantidade de publicação ao avaliar os pesquisadores, o que pode acarretar em infrações éticas e a terceira razão é a consideração dos aspectos formais atendidos em detrimento ao conteúdo e por fim a supervalorização da metodologia.

Os autores sugerem para melhoria da qualidade dos artigos científicos o foco no fluxograma do processo editorial, tendo no editor científico a figura que de forma didática auxiliem os autores e revisores a atingirem todos os requisitos que um artigo deve cumprir para ser considerado de qualidade.

REFERÊNCIA

Trzesniak, Piotr; Plata-Caviedes, Tatiana; Córdoba-Salgado, Oscar A. (2012): Qualidade de conteúdo, o grande desafio para os editores científicos. [Quality of content, the great challenge for scientific editors]. Revista Colombiana de Psicologia 21 (1), 57-75. http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/psicologia/article/view/31032/31098.